Futebol tem seis vezes mais Ibope que vôlei

Giba comemora, mas poucos brasileiros viram ao vivo

Giba comemora, mas poucos brasileiros viram ao vivo

No domingo, a seleção brasileira de vôlei entrou em quadra para disputar a final do Mundial da categoria contra a forte Cuba, o que a consagrou tricampeã do torneio. Na segunda-feira, a seleção brasileira de futebol entrou em campo para um amistoso na Inglaterra, contra a fraca Ucr”nia, selando a terceira vitória do técnico Mano Menezes. A disparidade entre as import”ncias dos eventos, no entanto, não refletiu nas audiências obtidas pelas emissoras que transmitiram os jogos.

No último domingo, a rede Bandeirantes abriu mão do seu direito de transmissão do Campeonato Brasileiro para exibir o jogo entre Brasil e Cuba. Com essa decisão, conseguiu três pontos de audiência, com pico de seis. No dia seguinte, a rede Globo passou o jogo entre Brasil e Ucr”nia e conseguiu 17,8 pontos no Ibope, em média.

As audiências dos eventos podem ser comparadas diretamente já que eles ocorreram em uma mesma faixa de horário, por volta das 16 horas, e ambos foram ao ar durante um período de feriado estendido.

O desinteresse sobre o amistoso entre Brasil e Ucr”nia pôde ser visto no público do estádio: apenas 13 mil pessoas estiveram presentes no estádio em Derby, na Inglaterra, contrastando com os ginásios lotados na Itália. Em São Paulo, local onde é feita a medição do Ibope, o clima pode ter ajudado na audiência. O feriado foi interrompido com chuva e frio.

No jogo anterior da seleção brasileira de futebol, o resultado do Ibope foi consideravelmente inferior, com 13 pontos de média. Na ocasião, no entanto, não havia feriado.

Se a seleção brasileira de futebol não teve concorrência em meio a uma segunda-feira, a seleção de vôlei jogou no mesmo horário em que a rede Globo transmitiu a partida entre Botafogo e Palmeiras. Usufruindo do seu direito a transmissão do Campeonato Brasileiro, a emissora carioca conseguiu 17 pontos de média no Ibope.

Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.

Sair da versão mobile