Um acordo que vai além do contrato de patrocínio à Copa do Mundo permitiu à Garoto fazer um negócio inédito na história da Fifa. A empresa brasileira, que faz parte da Nestlé, apresentou nesta terça-feira a réplica da taça do Mundial em chocolate. O produto, que será comercializado para o feriado da Páscoa, é a aposta da empresa para conseguir ampliar o relacionamento com o evento.
A taça da Copa em chocolate foi criada após um pedido da Garoto à Fifa. Patrocinadora do evento desde meados de 2012, a empresa levou um ano negociando com a entidade para que tivesse a permissão de construir o produto. O contrato com a Fifa fez com que, pela primeira vez, um produto alusivo à taça fosse comercializado, além do já tradicional chaveiro.
“Com essa taça, o que a gente está buscando não é quantidade. É um produto que vai chegar ao consumidor por volta de cinquenta reais. É um produto especial para o período de Páscoa e de Copa do Mundo. A gente tem uma quantidade menor disponível, cerca de algumas centenas de milhares de unidades”, afirmou André Barros, gerente de marketing esportivo do Grupo Nestlé.
A taça de chocolate tem 11cm a menos que a verdadeira. Ela mede 25cm e pesa 300g. O tamanho e o peso são para adequação da taça aos formatos praticados pelo mercado na época da Páscoa. Para divulgar o novo produto, além do canhão das vendas pelo período pasqual, a Garoto vai fazer uso das redes sociais.
“Não vamos abandonar a mídia tradicional, mas sem dúvida que elas são complementares (as mídias sociais e tradicionais). Temos o pacote de transmissão da Globo, mas também faremos muits coisas pelas redes sociais, como agora”, completou Barros.
A empresa conta, hoje, com 11 milhões de fãs na página oficial do Facebook. Até meados do ano passado, antes de iniciar as campanhas relacionadas à Copa das Confederações e à Copa do Mundo, eram 600 mil consumidores engajados. Pelas redes sociais a marca criou dois concursos que geraram boa parte dos novos aficionados.
Um foi a escolha do “chocolate da Copa”, que foi um sabor desenvolvido pelos consumidores. O outro, foi a música da Garoto para o Mundial, composta também pelo público em geral e cantada por Michel Teló e Claudia Leitte.
“Não teríamos a força de uma Coca-Cola ou de um itaú para ativar o patrocínio à Copa. Decidimos, então, buscar colocar o consumidor em primeiro lugar, já que nossos produtos já estão na casa das pessoas. Por isso fazemos esses tipos de ações”, resumiu Barros.
Em 26 de fevereiro, a empresa lançará uma campanha de “compre e ganhe” envolvendo ingressos da Copa. Serão 2.400 bilhetes para jogos do Mundial, e outras 2.400 bolas personalizadas do evento. Além disso, novas ações estão programadas até o evento.