Gestão de imagem de Damião emperra no Internacional

Dirigente colorado aponta para “complexidade” de projeto como entrave

Em setembro do ano passado, diante da possibilidade de perder Leandro Damião para clubes do exterior em um futuro próximo, o Internacional disse que iria montar plano de marketing para mantê-lo no Brasil, a exemplo do que o Santos fez com Neymar. Até agora, entretanto, o projeto ainda não foi finalizado pelo departamento de marketing da equipe gaúcha, e não há previsão para que isso aconteça.

“Não temos previsão porque é um projeto bastante complexo, que para botar na rua demora um pouco. Temos de conversar com os atletas, e cada um deles é contratado sob um modelo diferente. Se fizermos algo assim, teremos de mudar contratos, e pode ser que eles não queiram. Temos que ir com cuidado e habilidade para não naufragarmos”, explica Jorge Avancini, diretor de marketing colorado.

Em termos de uso da imagem de Damião pelo marketing, vale lembrar que o Internacional já a aplica em diversas ações, desde produtos licenciados até campanhas para engajar a torcida. A virtual novidade seria a captação de patrocínios pessoais para o atacante da seleção brasileira, uma forma de ampliar o salário dele e resistir às ofertas europeias que chegam no Rio Grande do Sul de tempos em tempos.

A carreira do jogador, um dos principais do atual elenco colorado, também é administrada pela 9ine, agência de comunicação de Ronaldo, Marcus Buaiz e do grupo publicitário WPP. A empresa acertou com o atleta em novembro passado, dois meses depois que o clube ao qual ele pertence anunciou que iria ajudá-lo a captar patrocínios individuais, e desde então ambas atuam nessa vertente.

Desse modo, Neymar e Santos continuam sendo o único exemplo positivo de captação de aportes pessoais para fazer subir a remuneração no Brasil. O atacante santista, por meio da atuação dos dirigentes alvinegros, conseguiu chegar a cerca de R$ 3 milhões mensais, e propostas de Chelsea e, mais recentemente, Barcelona e Real Madrid foram recusadas pela dupla.

Sair da versão mobile