Gillette faz campanha com futuro, mas evento com passado

Desde que Mano Menezes assumiu a seleção brasileira, “renovação” tem sido termo recorrente para se referir ao time que disputará a Copa do Mundo de 2014. A Gillette, que renovou o contrato com a CBF até 2014, faz a manutenção desse discurso em sua nova campanha, que exibe faces antinômicas ao remeter ao passado mais glorioso do time nacional.

O tema desfilado pelo evento que anunciou a permanência da Gillette junto à Confederação Brasileira de Futebol foi “A nova cara da seleção brasileira”. Essa nova feição tem Mano Menezes como centro dos holofotes, devidamente acompanhado das estrelas santistas, os “meninos da Vila”, Neymar e Paulo Henrique Ganso.

A “nova cara”, no entanto, não quer ser uma figura inédita na seleção, mas sim um resgate ao futebol arte, esquecido por Dunga neste ano. A ideia central da campanha é a busca do jogo que vença e encante. Por isso, o palco foi dividido com Zagallo, Cafu e Bebeto, que, se não são representantes desse futebol arte, são figuras associadas diretamente aos tempos mais gloriosos do time nacional.

A Gillette afirma que é novo, mas a referência é do antigo até em seu novo comercial em vídeo, em que imagens e sons do futebol mais rom”ntico são exibidos. E, apesar da recusa de Mano em fazer comparações, fica inevitável a lembrança de Dunga e a sua relação pouco estreita com os patrocinadores. À Máquina do Esporte, José Cirilo, diretor de marketing da empresa, também fez questão de lapidar o fato: “Nunca tivemos problemas. A CBF sempre foi uma ótima parceira”.   

A novidade, por outro lado, não deixou de ser nostálgica. Zagallo entrou no palco fazendo seu velho aviãozinho, ao som da música “Pra frente Brasil”. Cafu repetiu o gesto de levantar a taça. Bebeto lembrou sua comemoração que imitava o balançar de seu filho recém-nascido.

A própria campanha tem elementos do passado. No comercial, que será veiculado em grande mídia, imagens do jogo entre Brasil e Estados Unidos, o primeiro de Mano Menezes no comando da equipe, se misturam com vídeos de grandes momentos da seleção.

Durante o evento, até as preocupações foram ligadas ao passado. Mano Menezes, Bebeto e Cafu foram questionados sobre a situação física do meia Kaká, que jogou a Copa do Mundo de 2010 sem plenas condições físicas.

Outra preocupação que remete a anos anteriores é a primeira meta da Gillette para a seleção brasileira. Depois de apresentar a equipe, a marca pretende voltar sua comunicação para a busca por uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2012 – o título do torneio, ausente na galeria nacional, é obsessão recorrente no país.

Sair da versão mobile