Giro d’Italia ignora crise e anuncia aporte

Nem o esc”ndalo envolvendo o norte-americano Lance Armstrong, que teve a vitoriosa imagem devastada pelo uso de doping, debelou o potencial comercial do Giro d’Italia. Menos de um mês depois de o caso explodir, a organização da competição ciclística anunciou nesta semana um novo patrocinador.

Nas edições 2013 e 2014, a Balocco, que trabalha no segmento alimentício, substituirá a Estathe como principal anunciante da camisa rosa, uniforme usado pelo líder da prova. O valor do negócio não foi revelado.

O aporte é significativo em função do momento. Armstrong já vinha sendo alvo de rumores sobre uso de doping, mas um relatório da agência antidoping dos Estados Unidos (Usada, na sigla em inglês) ratificou a conduta ilegal em outubro deste ano.

O documento abalou consideravelmente a imagem de Armstrong, que sofreu punições na esfera esportiva e perdeu pelo menos oito patrocinadores. Na esteira disso, marcas como o grupo holandês Rabobank também decidiram abandonar o ciclismo.

É nesse cenário de crise que surge o negócio entre Balocco e Giro D’Italia.  A marca da empresa aparecerá no peito, nas costas e nas laterais da camisa rosa, que será produzida pela Santini.

Além disso, a Balocco terá espaços para publicidade estática em todo o percurso e poderá usar comercialmente a marca da competição. A edição 2013 do Giro D’Italia tem início previsto para o dia 4 de maio.

“Trata-se, sem dúvida, de um dos mais icônicos eventos do nosso país. E por ter uma cobertura internacional, o Giro D’Italia transmite imagens maravilhosas do país para outros mercados”, elogiou Alberto Balocco, CEO da Balocco, à “Gazzetta dello Sport”.

Até o primeiro semestre deste ano, a Balocco também estava na camisa reserva da Juventus. No início da temporada 2012∕2013, contudo, a equipe de Turim acabou com a segmentação de aportes e colocou a Jeep no espaço mais nobre de todos os uniformes.

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