A Rede Globo anunciou o acerto com o UFC, que será transmitido com exclusividade pela emissora na televisão aberta. A estreia acontecerá no dia 12 de novembro, com o duelo entre o americano Cain Velasquez e o brasileiro Junior dos Santos, o Cigano. A luta acontecerá na Califórnia, Estados Unidos.
Além das lutas, a Globo ficará com o reality show TUF, que terá uma versão brasileira. O programa em questão tem o objetivo de buscar novos talentos para o UFC.
A Globo já mantinha contrato com o UFC, mas apenas para a televisão fechada. O canal Combate renovou contrato com a entidade americana até 2014. As lutas também são transmitidas pelo canal Sportv. Ambos fazem parte da Globosat.
O UFC começou a chamar mais a atenção do público brasileiro após o evento realizado no Rio de Janeiro. A Rede TV, que mantinha contrato com o UFC, chegou à liderança do Ibope com o duelo envolvendo Anderson Silva, brasileiro mais popular atualmente no MMA.
Com o sucesso do evento, a promessa do UFC é de repetir as lutas em solo brasileiro. Segundo a organização dos duelos, o país deve receber pelo menos quatro eventos 2012. Neste ano, a versão aconteceu no HSBC Arena, no Rio de Janeiro, com 20 mil presentes e ingressos que se esgotaram em poucas horas.
Em 2012, a Globo poderá transmitir lutas que acontecerão em Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo, além do próprio Rio de Janeiro. Desse modo, a emissora evita ficar novamente atrás da Rede TV durante o evento, cada vez mais popular no Brasil.
A emissora paulista, por outro lado, vê seus planos com as lutas serem interrompidos. A Rede TV mantém um programa sobre o UFC todos os sábados, e desde a versão no Rio de Janeiro, ele foi recuada da meia noite para as 22 horas, horário nobre.
Leia a nota da Rede Globo na íntegra:
“Las Vegas, Nevada (EUA) – 27 de outubro de 2011 – A Rede Globo e o Ultimate Fighting Championship (UFC) anunciam nesta quinta-feira, dia 27, um acordo de transmissão exclusiva da programação do UFC. A emissora terá exclusividade para exibir ao vivo todos os eventos do UFC no Brasil e três no exterior, além da primeira edição brasileira do reality show The Ultimate Fighter (TUF).
A primeira transmissão que marcará o acordo será a esperada luta entre o campeão peso-pesado Cain Velasquez contra o brasileiro Junior “Cigano” dos Santos, marcada para o dia 12 de novembro, em Anaheim, na Califórnia. A TV Globo também vai transmitir todos os eventos UFC no Brasil e outros programas do UFC ao redor do mundo.
“O Brasil é um enorme mercado para o UFC e faz todo sentido que seja o primeiro país em que produzamos nosso primeiro The Ultimate Fighter local. Vamos encontrar o próximo Anderson Silva ou José Aldo, não tenho dúvida! E fazer isso ao lado da Rede Globo é fantástico”, vislumbra o presidente do UFC, Dana White, sobre a primeira temporada do The Ultimate Fighter (TUF) no Brasil.
“O UFC Rio teve o clima mais sensacional que já vi. Os fãs brasileiros foram inacreditáveis. E vocês podem apostar que traremos mais eventos ao vivo para o país. A TV Globo é a parceira perfeita que vai elevar o nível do MMA no Brasil. Mal posso esperar para voltar”, complementa o presidente do UFC.”