Globo herda torneios que Esporte Interativo havia tirado

O fim dos canais Esporte Interativo rendeu a primeira migração de direitos de transmissão. A partir desta quinta-feira (13), o Grupo Globo herdará a transmissão dos principais campeonatos entre seleções de basquete, um direito que havia perdido para a emissora do Grupo Turner no início de 2017.

O canal SporTV 2 transmite, a partir das 20h30 desta quinta-feira (13), Brasil x Canadá, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de basquete masculino, diretamente de Montreal. No domingo (16), o canal exibirá Brasil x Ilhas Virgens, em Goiânia.

Foto: Reprodução

A transmissão do torneio pelo SporTV foi uma espécie de “salvação” do basquete brasileiro, que corria o risco de não ter nem o Mundial feminino exibido pela televisão este ano. O foco da Turner, dentro do Space e do TNT, é o futebol. Com isso, o contrato que havia sido firmado para o basquete foi rompido com a Fiba, entidade que comanda o basquete no mundo e dona dos direitos dos torneios. 

Desde o anúncio do fim dos canais, a Confederação Brasileira de Basquete e a Fiba trabalhavam para encontrar uma solução para fazer com que o basquete voltasse a ser exibido na TV. Em 2017, o Esporte Interativo havia tirado do Grupo Globo os direitos de exibição das principais competições de basquete pelas próximas cinco temporadas. No ano passado, a emissora havia exibido a Copa América.

Com a necessidade de dar visibilidade ao esporte, a Fiba acabou aceitando as condições impostas pela Globo para retomar a transmissão dos eventos. O novo vínculo, além de não render dinheiro para a entidade, também será de menor duração.  

Ele é válido apenas até o fim de 2019 e engloba somente quatro competições: as eliminatórias do Mundial e a Copa do Mundo Feminina neste ano, além da AmeriCup Feminina 2019 e a Copa do Mundo Masculina 2019. O vínculo, a princípio, é apenas com o SporTV, sem previsão de valer ainda para a TV aberta ou internet.

“Nossa missão na Fiba é de desenvolver e promover o basquete mundialmente. Esta parceria com o SporTV não é somente estratégica para a Fiba mas sim para todo o basquete brasileiro e, em específico, para a seleção brasileira masculina na sua jornada da Copa do Mundo de 2019 na China. Estar em um canal tão importante como o SporTV demonstra a força do nosso esporte neste país”, declarou Carlos Alves, diretor executivo da Fiba nas Américas, ao site da CBB.

O acordo amplia a grade do basquete no SporTV, que já transmite o Circuito Nacional 3×3, que em 2020 será modalidade olímpica, além do NBB e da NBA.

Sair da versão mobile