A briga com o técnico Dunga, que ofendeu um jornalista da emissora em entrevista coletiva do último domingo, não foi a única que a Globo comprou na Copa do Mundo de 2010. A emissora também enviou notificação ao portal “UOL”, que integra o grupo Folha, condenando o comportamento do site sobre vídeos relacionados ao torneio.
A Globo é detentora dos direitos de TV e internet da Copa do Mundo de 2010. Segundo o canal carioca, o “UOL” tem usado ilegalmente vídeos com gols da competição. Em nota, a emissora diz que a manutenção das imagens por mais de 48 horas no portal acaba com o perfil jornalístico do material.
A nota oficial da Globo ao “UOL” também diz que não existe legislação que dê direito de utilização de imagens captadas por terceiros e exibidas em canal de TV aberta.
Em contrapartida, advogados do portal dizem que a Lei Pelé permite utilização de imagens de eventos públicos para fins jornalísticos, desde que esses vídeos não ultrapassem 3% da duração total.
Os advogados do “UOL” dizem ainda, segundo matéria publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo”, que as imagens publicadas no portal são sempre creditadas à Globo e que não existe legislação sobre o tempo limite de armazenamento desse conteúdo.
O “UOL” exibe gols e melhores momentos das partidas da Copa do Mundo desde o início da competição, no dia 11 de junho.