Globo oficializa Marinho Neto para a chefia de esportes

Pouco mais de um mês após o sucesso de cobertura dos Jogos Olímpicos, o Grupo Globo anunciou a criação de uma área específica de esporte, que vai ser liderada por Roberto Marinho Neto, neto do fundador da Globo.

Robertinho, como é conhecido, foi o responsável pela gestão do projeto olímpico da Globo. Agora, ele ficará responsável por cuidar do “Projeto Esportes”, como foi denominado o novo núcleo no comunicado que é assinado por Jorge Nobrega (VP do Grupo Globo), Carlos Henrique Schroder (diretor-geral da TV Globo) e Alberto Pecegueiro (diretor-geral da Globosat).

O anúncio faz parte de uma série de mudanças que a Globo já vinha promovendo recenemtente e que foi acelerada com a saída de Marcelo Campos Pinto da liderança da negociação dos direitos esportivos.

Estúdio da Globo no Parque Olímpico

O núcleo de esportes ficará não apenas com a gestão de direitos de transmissão, mas também terá a responsabilidade de dar um olhar mais de negócio para a plataforma esportiva do grupo.

Por isso, uma das premissas será a de que a produção de conteúdo, que sempre ficou a cargo do jornalismo, seja integrada a esse núcleo, que também unirá a produção de Globo e Sportv.

“Nosso objetivo é aglutinar esforços para que nossa estrutura de esportes seja a mais apropriada para um ambiente cada vez mais complexo, competitivo e multifacetado”, diz Marinho Neto.

Segundo o comunicado distribuído internamente pela Globo, o novo núcleo terá como missão “definir um novo modelo de gestão” para o segmento de esporte. Neto é um dos maiores entusiastas pela área na família Marinho, o que pode fazer com que o esporte tenha mais espaço estratégico dentro do Grupo.

As mudanças tornam mais próximas da Família Marinho as decisões de negociação de direitos de transmissão, área que vem tendo um aumento significativo de valores nos últimos anos. 

Antes, sempre executivos da emissora foram os únicos responsáveis pela negociação de contratos. Marinho Neto já havia participado do processo relacionado aos Jogos Olímpicos, quando a Globo decidiu comprar uma cota de patrocínio do evento e, com isso, montou um estúdio dentro do Parque Olímpico.

A princípio, a mudança não altera a estrutura dentro da empresa. Pedro Garcia segue a ser o responsável pela área de direitos e aquisições, enquanto Renato Ribeiro manterá a liderança da área de jornalismo. Ambos, agora, se reportam a Marinho Neto.

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