GM desdenha possibilidade de mídia ignorar naming right

Cobalt será o principal foco das ações da Chevrolet nos estaduais

Cobalt será o principal foco das ações da Chevrolet nos estaduais

A GM adquiriu o naming right de três campeonatos estaduais para este ano. Os torneios de Goiás, Paraná e São Paulo ganharam o complemento Chevrolet em suas denominações oficiais. No entanto, a maior emissora do país, a Rede Globo, não costuma respeitar os nomes de empresas que compram tal propriedade, o que não tem sido encarado como um problema para o patrocinador.

Para o gerente de marketing da GM, Rodrigo Rumi, esse é um fato que não preocupa a empresa porque Rede Globo e Bandeirantes são parceiras da Chevrolet e haverá outras ativações fora o chamado title sponsor. Perguntado se os canais iriam dizer o nome da empresa, o executivo admitiu: “É difícil acordar com as emissoras esse tipo de coisa”.

O caso da Rede Globo é notório. Nesta Copa São Paulo de Futebol Júnior, por exemplo, a emissora não hesitou em chamar o time Red Bull Brasil de RBB, assim como já fazia com a equipe de Fórmula 1 da mesma empresa.

A prática da Globo foi discutida até na renovação dos contratos de direitos de televisão dos clubes, que pediram mudança na política da emissora. A preocupação estava na desvalorização dos direitos de nomes das novas arenas; times como Corinthians, Grêmio e Palmeiras esperam pagar parte de suas obras com a propriedade. A cúpula do canal carioca faz um estudo interno para adotar a medida.

Para a Chevrolet, a Bandeirantes representa um empecilho menor. Além de a emissora ser mais flexível com a questão, a empresa já fechou uma cota de futebol no canal, o que deve abrir caminho para a citação do nome oficial do Campeonato Paulista.

Independente do uso ou não do direito de nome na mídia, a Chevrolet aposta no futebol para lançar uma nova linha de carros no Brasil. O foco principal deverá ser no Cobalt, sedan lançado em dezembro pela montadora. “Ele já tem sido um sucesso de venda. Agora, queremos transformá-lo no carro do futebol”, afirmou Rodrigo Rumi.

Com patrocínios no automobilismo e no futsal, a Chevrolet quer transformar o futebol na sua principal plataforma de comunicação, como explicou Rumi: “Usaremos os patrocínios para mostrar os nossos lançamentos, para exibir nosso portfólio. E, depois dos estaduais, continuaremos com o futebol. Os patrocínios não são pontuais”.

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