Google cria ferramenta para mercado acompanhar buscas no Rio 2016

O Google uniu executivos de empresas e agências em sua sede no Brasil, em São Paulo, para apresentar uma ferramenta chamada Google na Torcida, que acompanha as buscas em tempo real durante os Jogos Olímpicos. O objetivo é maximizar o retorno das empresas que investem para estar nos sites da empresa americana.

“Nós indexamos as principais buscas com termos esportivos e temas correlatos. Se uma marca está mais interessada em uma determinada modalidade esportiva, ela consegue ver quais são os temas mais buscados relacionados àquela modalidade, qual é a região que está buscando, a palavra que foi mais buscada por tempo”, explicou José Melchert, gerente de negócios Google Brasil, à Máquina do Esporte.

O plano é fazer com que os anunciantes consigam mudar suas estratégias de investimento em tempo real, conforme o interesse de cada empresa atrelada aos assuntos mais buscados no momento desejado. Durante os Jogos Olímpicos, o Google disponibilizará “equipes de guerra” para atender os principais clientes, que poderão redirecionar seus focos, seja com links patrocinados ou comerciais no YouTube.

A empresa ressaltou a importância de uma ferramenta especializada após identificar o comportamento de torcedores nas redes durante grandes eventos. Somente em volume de tráfego, o Google comparou as buscas relacionadas aos Jogos de hoje com o evento de Londres, e o Brasil já alcançou 60% do que foi feito há quatro anos, mesmo a mais de um mês para o Rio 2016 começar.

Mais do que isso, a companhia apontou a imprevisibilidade das buscas, conforme os fatos ocorrem durante os Jogos. Como exemplo, citou o pico histórico no Google do termo “quimono” quando Sarah Menezes conquistou o ouro em Londres. Algumas variáveis são ainda mais improváveis: “Um mês de namoro” teve pico um mês após o término da Copa do Mundo. A nova ferramenta promete cobrir os imponderáveis que rodam a internet durante os Jogos Olímpicos.  

Para o Google, os ganhos são óbvios: “O que a gente vê é que todo evento, seja um evento esportivo, cultural ou focado em compra, há um aumento de interesse. E esse interesse é representado por um aumento de buscas. As marcas investindo e tentando capturar esse interesse, há um incremento de receita para o Google”, afirmou Melchert. 

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