Google lança YouTube TV e define entrada em mercado de streaming

O Google divulgou o lançamento do YouTube TV, serviço de TV por assinatura nos Estados Unidos. Por US$ 35 (R$ 108), os assinantes terão acesso inicialmente a 40 canais, incluindo alguns de esporte, como ESPN e Fox Sports.

Cada assinante tem direito a seis contas diferentes, com a possibilidade de acesso ao streaming em até três dispositivos móveis ao mesmo tempo.

Canais disponíveis no YouTube TV 

Outra vantagem do serviço será o cloud DVR, que disponibiliza espaço ilimitado na nuvem para armazenar transmissões ao vivo de programas para o usuário assistir depois via streaming. O usuário terá o direito de cancelar o YouTube TV a qualquer momento, sem período mínimo de adesão ou pagamento de multa.

O serviço não tem data de lançamento e estará disponível inicialmente só em algumas cidades dos Estados Unidos. Será a primeira experiência do Google na área usando o YouTube, em cuja plataforma são assistidas 1 bilhão de horas de vídeos por dia. Caso alcance sucesso, o serviço poderia ser expandido a outros países.

Por aqui, a ideia de lançar o serviço pode vir em má hora para a empresa. Segundo Ricardo Feltrin, colunista do UOL, o governo quer cobrar imposto dos serviços de streaming.

A cobrança pode vir de duas formas. A primeira ideia seria através da Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional), pela qual haveria cobrança por títulos estrangeiros e brasileiros disponibilizados aos usuários. Outra ideia é taxar a remessa de lucros dessas empresas para suas sedes internacionais. 

Sair da versão mobile