O Google apresentou na terça-feira uma plataforma de conteúdo olímpico. O projeto, chamado “O Brasil Inteiro Joga Junto” tem patrocínio de quatro parceiros dos jogos, em diferentes categorias. Claro, Nissan, Skol e Visa estão associados ao projeto da empresa americana.
Em conversa com a Máquina do Esporte, o diretor de marketing da Nissan, Arnaud Charpentier, justificou a inciativa. “É um projeto de ativação em comum entre os quatro patrocinadores para levar um pouco da experiência dos Jogos para todo o público brasileiro. E esse é justamente nossa posição. Não queremos ser o patrocinador que apenas coloca o nome no papel. Nós queremos levar os Jogos a todos. Por isso, por exemplo, que somos os patrocinadores do revezamento da tocha”, explicou.
Há algumas peculiaridades: o projeto é global, mas os patrocinadores locais, como a própria Nissan, não devem usar a ferramenta fora do Brasil. Além disso, como o Google não tem acordo com o Rio 2016, não há nenhuma menção direta ao evento.
O projeto une diversas ferramentas do Google. Há uma série de vídeos de “YouTubers” famosos na web, sempre com temas relacionados aos Jogos Olímpicos.
O “Ana Maria Brógi”, por exemplo, que ensina receitas famosas de forma simples, publicou na ferramenta o filme “Como fazer o hambúrguer gigante do Michael Phelps”, referente à calórica dieta do nadador americano. Assim se segue com outros famosos do YouTube.
Há também, no site, uma série de jogos referentes às modalidades que serão disputadas no Rio de Janeiro. No evento que apresentou o projeto, o Google disponibilizou algumas dessas versões, entre natação e badminton.
Além da parte mais descontraída, o site contém diversas informações sobre os Jogos Olímpicos, desde detalhes sobre as modalidades até um mapa do Rio de Janeiro com os eventos esportivos que acontecem na capital fluminense, além de pontos turísticos.