O Ministério da Agricultura da Espanha contratou o tenista Rafael Nadal como embaixador dos produtos do país para o mundo. Pelo contrato, o jogador irá receber € 700 mil por ano. O custo total da campanha que usará a imagem do atleta será de € 2,3 milhões.
O anúncio foi feito sem a presença do tenista, que estava nos Estados Unidos, onde disputou o Masters 1.000 de Miami. O slogan da campanha do governo espanhol é “Nascidos na Espanha, admirados no mundo”.
Segundo Isabel García Tejerina, ministra da Agricultura, outros embaixadores foram pensados, como o jogador de basquete Pau Gasol ou a seleção espanhola de futebol. A escolha por Nadal aconteceu após pesquisas na China e Estados Unidos, que mostraram que Nadal era o melhor esportista para a promoção dos produtos espanhóis.
O tenista estreia a parceria promovendo a exportação de azeite, azeitona, presunto e vinho. Outros produtos também devem contar com a imagem do jogador futuramente. Apenas esses quatro produtos obtêm faturamento de € 6,32 bilhões ao país. O azeite é exportado para quase 200 países e arrecada € 2,7 bilhões para a Espanha. O vinho está presente em 180 nações e gera € 2,56 bilhões. Azeitona (€ 660 milhões) e presunto (€ 400 milhões) possuem números mais modestos.
Em 2014, as exportações de produtos agrícolas geraram € 40 bilhões de dividendos para a economia espanhola, ou 17% do total do comércio exterior do país.