Governo dos EUA vai processar Lance Armstrong

A debandada de patrocinadores não encerrou o prejuízo sofrido por Lance Armstrong depois de o ciclista ter confessado uso de doping. O governo dos Estados Unidos anunciou que vai processar o ex-atleta.

A ação deve-se ao investimento que o correio dos Estados Unidos (US Portal Service) fez em Armstrong. A empresa investiu mais de US$ 30 milhões no ciclista e na equipe que ele defendia.

Com sete títulos no Tour de France, Armstrong é um dos maiores nomes da história do ciclismo. No entanto, a história dele ruiu depois que um relatório da agência antidoping dos Estados Unidos (Usada, na sigla em inglês) apontou participação do atleta em um esquema de uso de subst”ncias ilícitas.

Em outubro do ano passado, a União Ciclística Internacional (UCI) puniu Armstrong pelo consumo de doping. Ele foi banido do ciclismo e perdeu todos os títulos obtidos no Tour de France.

Neste ano, Armstrong foi ao programa da apresentadora Oprah Winfrey e admitiu ter usado doping. Em meio ao esc”ndalo, ele também perdeu uma medalha conquistada nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 e a maioria dos contratos de patrocínio.

“O US Portal Service viu sua imagem indevidamente atrelada ao que foi descrito como o esquema mais sofisticado, profissional e bem sucedido de doping na história do esporte. Esse processo é uma forma de a empresa recuperar milhões que gastou em anos de promessas quebradas”, disse Ronald Machen Jr, procurador do Distrito de Columbia, em um comunicado oficial sobre o processo movido agora.

Sair da versão mobile