Governo suspende pagamento de transmissão do Campeonato Argentino

A AFA, a associação de futebol da argentina, terá um enorme problema para resolver em 2017. O presidente do país, Mauricio Macri, resolveu suspender o pagamento do Estado pelos direitos de transmissão do campeonato nacional.

A medida foi adotada em 2009, ainda no governo de Cristina Kirchner. Basicamente, o Estado subsidiava o futebol do país. Atualmente, o investimento era de 1,85 bilhão de pesos, cerca de R$ 385 milhões, pelos direitos de transmissão.

A informação foi divulgada pelo jornal Clarín. A decisão foi tomada após um representante do governo se reunir com o comandante do programa Futebol para Todos, da AFA, que intermediava as negociações com o Estado.

Segundo a publicação, cancelar os pagamentos pelo direito de televisão foi uma forma de o governo argentino se distanciar em definitivo da AFA, que vive profunda crise financeira.

Na segunda-feira (17), foi divulgado na Argentina as conversas entre presidentes de clubes menores da primeira divisão do país. Algumas equipes até ameaçam parar o torneio porque a AFA tem diminuído o repasse mensal relativos ao direito de transmissão. A suspeita é que a entidade tenha realocado os valores para a segunda divisão, que também corria risco de ser paralisada.

Sair da versão mobile