Os quatro principais clubes de São Paulo e a Federação Paulista de Futebol (FPF) se uniram para realizar uma campanha para pressionar o governador de São Paulo, João Doria, para que ele não vete o projeto de lei que permite a volta de consumo de bebida alcoólica nos estádios.
Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo publicaram em seus perfis nas redes sociais postagens com a expressão “Libera a Breja”, iniciando um raro movimento conjunto de pressão política.
“Estádio de futebol é o único local onde é proibido beber cerveja em São Paulo. A Assembleia Legislativa já liberou, agora está nas mãos do governador sancionar. É hora de mudar isso, torcedor do futebol. #LiberaBrejaSP”, diz a postagem, que foi compartilhada pelos clubes e também pelo perfil da FPF.
Foto: Reprodução / Twitter (@Corinthians / @Palmeiras / @Santos FC / @SaoPauloFC / @FPF_Oficial)
O texto sobre a liberação do consumo de bebida alcoólica nos estádios foi aprovado pelos deputados paulistas na Assembleia Legislativa no dia 13 de junho. No dia seguinte, durante um evento, Doria afirmou que “sendo inconstitucional (o consumo de cerveja em estádios), não posso sancionar. Irei vetar”.
O governador se ampara em resolução do Estatuto do Torcedor, lei federal que proíbe o consumo de álcool nos estádios. Em diversos estados, após a Copa do Mundo de 2014, legislações específicas foram criadas para voltar a permitir o consumo. Esse foi um dos motivos, aliás, para a cerveja Itaipava, do Grupo Petrópolis, comprar os naming rights da Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
São Paulo é um dos poucos estados em que o consumo ainda é proibido. A união dos clubes em torno desse pedido é uma das primeiras ações conjuntas após uma reunião realizada na última terça-feira (25), entre os presidentes dos quatro times de maior torcida do estado. Os presidentes de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo decidiram começar a debater pautas de interesse comum, começando justamente pelo veto às bebidas alcoólicas.
Os clubes entendem que, ao permitir o consumo dentro do estádio, conseguirão aumentar o faturamento em dias de jogos. Atualmente, acreditam que os torcedores demoram para entrar no estádio por não poderem consumir bebida alcoólica, acarretando em acúmulo de filas nos minutos que antecedem o jogo.