O projeto ainda está no papel. No entanto, existe a possibilidade de o Grêmio realizar, em breve, um acampamento de futebol para seus jovens torcedores. A iniciativa deverá se chamar “Grêmio Camp” e ocorrerá em parceria com a Grêmio Tur, agência de viagens oficial do time gaúcho.
Previsto para dezembro deste ano ou janeiro de 2013, o evento deverá seguir os moldes dos acampamentos de futebol no Brasil. Os participantes têm a oportunidade de simular a rotina de um jogador profissional, com treinos supervisionados por professores especializados.
Como a ação dura alguns dias, os pequenos ficam hospedados no próprio local, já apropriado para oferecer-lhes conforto. Além disso, fazem refeições e participam de várias atividades recreativas.
O clube que abriu as portas para esse tipo de iniciativa em nosso país foi o Milan. Desde 2005, a equipe italiana reúne dezenas de jovens que, trajados com o tradicional uniforme rubro-negro, se sentem como se fossem os grandes craques do time de Milão. Recentemente, Barcelona e Chelsea também entraram na onda de acampamento de futebol para crianças brasileiras.
De 15 a 18 de novembro, será a vez de o Fluminense ter seu próprio evento, que se chamará “Fluminense Camp”. Voltada para garotos e garotas de oito a 15 anos, a ação ocorrerá no Centro de Treinamento João Havelange, onde algumas seleções se prepararão para a Copa do Mundo de 2014.