O ovo de Colombo é uma metáfora usada para falar de algo que parece óbvio, mas que só passa essa impressão porque alguém criou e desenvolveu até torná-lo natural. É assim que o Grêmio define o novo carro-chefe de seu departamento de marketing: um plano para o cadastramento de torcedores, que servirá como base para o planejamento do clube em um futuro próximo. O cadastramento está sendo feito no site oficial do Grêmio. Até o dia 31 de outubro, torcedores que se inscreverem farão parte de um grupo que terá direito a uma série de benefícios ? o único custo é de R$ 5 para a criação de uma carteirinha e a diretoria tricolor já contabiliza 30 mil inscritos. ?A meta é atingir um milhão de cadastrados. São 18 dados, como dados, como a faixa salarial, o sexo e a profissão. A partir disso, vamos direcionar as vendas e todas as ações de marketing do clube. É algo muito simples, extremamente comum na Europa e nas ligas esportivas norte-americanas. Precisamos conhecer nosso público para saber com quem estamos falando. É o ovo de Colombo, e a maior prova disso é que uma série de clubes já nos procurou para buscar informações sobre o projeto?, contou César Pacheco, vice-presidente de marketing da equipe gaúcha. Os torcedores que fizerem o cadastro no site serão alistados em um software desenvolvido pelo departamento de TI do Grêmio, que já o utiliza como base para tabular dados dos 52 mil sócios do clube. Já existem alguns planos definidos sobre o que a diretoria pretende fazer com o resultado da pesquisa. ?Quando atingirmos 500 mil cadastrados, por exemplo, vamos mandar e-mails com venda de camisas e 50% de desconto. Se eu tiver um retorno de 2%, vou vender 10 mil camisas, o que é um volume grande para uma ação. Ofereceremos uma série de brindes e descontos para os cadastrados, além de felicitações em aniversários ou datas especiais. Vou poder dar parabéns a todos os advogados quando for dia do advogado, e isso ajuda a fidelizar o público. Tenho certeza que vai ser um case de marketing?, opinou Pacheco. A campanha para atrair cadastrados foi feita a partir de marketing viral. A diretoria do Grêmio reuniu responsáveis por blogs e comunidades virtuais sobre o clube, detalhou o projeto e pediu ajuda na divulgação. O retorno aconteceu em forma de banners e posts nos veículos de torcedores falando sobre a ação. Além disso, o Grêmio usará o espaço de mídia que o Clube dos 13 detém na TV para divulgar o projeto em “mbito nacional. ?Mas precisamos fazer as coisas aos poucos, de acordo com a estrutura que nós temos. Criamos uma central de atendimento, com 12 pontos de telemarketing, apenas para atender a esses torcedores?, disse o dirigente tricolor. Os pontos de telemarketing ainda serão artífices de uma iniciativa mais incisiva. O Grêmio tem usado os nomes de pessoas que compraram produtos em suas lojas oficiais, por exemplo, e ligado para essas pessoas a fim de incentivá-las a preencher o cadastro. ?As atendentes não são apenas passivas, mas ativas também. Elas não apenas recebem ligações sobre dúvidas no projeto, mas aproveitam o tempo para entrar em contato com torcedores e convidá-los a fazer parte desse projeto?, explicou Pacheco. O Grêmio ainda aposta nesse projeto como base para o cadastro de torcedores que o Ministério do Esporte pretende instituir no futebol brasileiro. O plano de recolhimento de dados sobre os aficionados já contempla tudo que o órgão pensa em exigir para a entrada de público nos estádios. Na última segunda-feira, o ministro Orlando Silva Júnior esteve em Porto Alegre para um fórum sobre a Copa do Mundo de 2014 e aproveitou para conhecer o projeto. Ganhou uma carteirinha de cadastrado do Grêmio e demonstrou, segundo a diretoria tricolor, muito entusiasmo com a iniciativa. Pacheco também levou o projeto a Fábio Koff, ex-presidente do Grêmio e atual mandatário do Clube dos 13, que é contrário ao projeto de cadastramento de torcedores: ?Ele era cético quanto ao projeto do Ministério porque nada seria oferecido em troca e isso não incentivaria o público, mas nós demos um jeito de fazer as coisas de um jeito bem atraente?.
Grêmio faz projeto para conhecer torcida
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