A diretoria do Grêmio tem um objetivo traçado, uma ambição da atual diretoria que aponta para dezembro de 2012: ser o clube brasileiro com o maior número de sócios. Atualmente, isso implica em ter mais de 100 mil adeptos até a data marcada. Para alcançar o número, neste ano o departamento de marketing apostou no interior gaúcho, e agora o esse plano chega à sua segunda fase.
Quando assumiu o atual posto, no fim de 2010, a diretoria de marketing do Grêmio colocou como meta chegar aos torcedores que moravam fora de Porto Alegre. Isso incluía um plano mais barato que não teria o acesso ao ingresso como principal benefício. O lançamento e aperfeiçoamento dessa nova modalidade se configuraram na primeira fase do projeto.
Agora, o clube parte para a continuação dessa expansão, que se baseia em uma intensificação do que já existe atualmente. “Queremos fortalecer o vínculo dos atuais sócios e colocaremos a torcida como grande protagonista da nova campanha”, resumiu a ideia o diretor de marketing do Grêmio, Paulo César Verardi.
O “reforço do vínculo” será feito com o aumento de benefícios dados a cada sócio-torcedor. O clube anunciará durante o segundo semestre deste ano um maior número de convênios com estabelecimentos que darão descontos ao gremista associado ao Grêmio, além de promoções voltadas para o sócio, a fim de aproximá-los ao time.
Junto com as novas possibilidades que o sócio terá com o programa, o Grêmio vai aumentar a publicidade para chamar mais gente para a associação. Nessas ações, espalhadas principalmente em outdoor na capital gaúcha e no interior, a ideia é remeter ao torcedor e sua paixão. No primeiro semestre, a campanha por sócio estava ligada a Renato Gaúcho, técnico gremista recentemente demitido.
O apelo da campanha gremista no interior tem surtido efeito. Neste ano, já com o plano ativado, 55% dos novos associados do Grêmio não são de Porto Alegre. Hoje o clube tem quase 65 mil sócios, e o objetivo é ter 30% de crescimento até o fim do ano, o que daria algo em torno de 84 mil sócios.