O Grêmio quer conseguir novas receitas nos países que formam o Mercosul junto ao Brasil, em especial a Argentina e o Uruguai. Para isso, a condição de ter lojas oficiais nesses países foi colocada no contrato assinado no fim de 2011 com a Meltex, empresa que irá operar as franquias do clube.
O trabalho para estabilizarão nos países vizinhos não será apenas com as lojas. A diretoria de marketing do Grêmio trabalha com a possibilidade de fazer ações na Argentina e no Uruguai, ainda que não tenha detalhes acertados sobre o que poderá ser feito. O clube diz que a ideia será para os próximos anos.
Segundo o diretor de marketing do Grêmio, Paulo César Verardi, o projeto surgiu após pesquisas realizadas pelo clube indicarem um número de torcedores gremista maior do que o esperado no Uruguai. “Quem é do Sudeste não tem muita ideia do tamanho do apelo que o Grêmio tem no país”, afirmou.
A previsão da Meltex é por estrear a primeira loja no Brasil em março deste ano. Desde o fim de 2011, a empresa trabalha na confecção de um layout para padronizar as franquias. Com isso definido, a ideia é lançar as lojas após o carnaval. O contrato fechado com o Grêmio tem validade de seis anos.