Grupo chinês assume posto de Toyota na Copa do Mundo de Clubes

A Toyota não estará mais associada à Copa do Mundo de Clubes. A Fifa anunciou nesta quarta-feira um contrato com o grupo chinês Alibaba, que usará a marca de “E-Auto” no torneio. O novo acordo tem oito anos de duração.

Dessa maneira, a Toyota deixará a disputa que a empresa mantém desde 1980, então chamada de Copa Intercontinental. Em 2004, a empresa japonesa havia feito um acordo com a Fifa para unificar o torneio com o Mundial criado pela entidade em 2000 e interrompido até 2005.

Para colocar uma empresa do ramo automotivo, a Fifa teve que abrir uma exceção e tirar um de seus principais patrocinadores da competição de clube; Hyundai/Kia não participam do torneio.

A saída dos japoneses alterou até o local das partidas da próxima Copa do Mundo de Clubes. Além de Yokohama, palco da final da Copa do Mundo de 2002, os jogos aconteciam na cidade de Toyota, no Toyota Stadium. Agora, Osaka receberá os campeões continentais.

A E-Auto é uma marca do grupo Alibaba que pretende lançar, em parceria com a também chinesa SAIC, um carro controlado pela internet. Ela ficará no posto de principal patrocinadora do torneio, cargo ocupado pela Toyota nos últimos anos. Com isso, a Copa do Mundo de Clubes será “apresentada” pela companhia.

O grupo Alibaba é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, com forte atuação no comércio eletrônico, em especial na China. Mas, com uma ferramenta que leva pequenos empreendedores a consumidores finais, a empresa é usada como plataforma para distribuição de falsificações e contrabandos.

Neste ano, essa permissividade gerou processo do grupo Kering, que controla marcas de luxo como Gucci e Yves Saint Laurent. Em 2014, até o governo chinês lançou um relatório que aponta conivência do grupo com varejo ilegal. 

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