Grupo dono do Manchester City tenta aproximar experiência na arena de futebol com NBA

Vista do Etihad Stadium em dia de jogo do Manchester City

Gestor de quatro equipes ao redor do mundo, o CFG (City Football Group) busca inovar a experiência de seus torcedores nos estádios com a parceria acertada com a SAP.

“Os torcedores hoje estão mais exigentes e a experiência de torcer é que guia nosso relacionamento com a SAP. Uma variedade de soluções propostas pela SAP vai servir para melhorar a experiência de torcer – em nossos estádios ao redor do mundo, incluindo um painel interativo no Etihad Stadium, que trará análises em tempo real e comentários de torcedores assistindo aos jogos”, afirmou o CFG, através de sua assessoria de imprensa.

A ideia é aproximar a experiência nas arenas de futebol com a dos torcedores em jogos da NBA, que já é parceira da SAP. No caso do basquete, a torcida está acostumada a checar as estatísticas de cada jogador em placar postado nos tetos dos ginásios.

“Obviamente, o futebol é muito diferente do basquete [NBA]. Dito isto, os nossos esforços para aumentar o engajamento dos torcedores na NBA foram muito bem recebidos. Portanto, podem servir como base”, afirmou Nic Jungkind, diretor de patrocínio global da SAP, em entrevista à Máquina do Esporte.

“A SAP e o CFG estão trabalhando em conceitos para transformar a experiência de como os torcedores vão ver ou sentir o jogo”, acrescentou o executivo.

O CFG é dono de quatro equipes: Manchester City (Inglaterra), com times masculino e feminino, New York City (EUA), Melbourne City (Austrália) e Yokohama Marinos (Japão). Se o fã de futebol não está acostumado com estatística tão aprofundada como na NBA, ele é visto pelas empresas como cada vez mais exigente por um produto diferenciado.

“SAP e CFG querem mudar a maneira que os torcedores de nossas equipes consomem as estatísticas de futebol, o que lhes permite olhar para o jogo de forma diferente e compreendê-lo da forma mais aprofundada”, afirmou o CFG.

“Definitivamente, sentimos que isso irá permitir um maior engajamento e uma melhor compreensão do jogo”, acrescentou a empresa.

Para cada público, a ideia é pensar soluções específicas. “O que funciona em um estádio pode ter que ser adaptado para funcionar em outra arena. Por isso, queremos criar soluções sob medida para o CFG. No total, queremos ouvir atentamente as necessidades dos torcedores do CFG e criar experiências que preencham essas necessidades específicas”, comentou Jungkind.

No caso do Hoffenheim, time que foi patrocinado pela empresa alemã na última temporada, a SAP buscou ações específicas para agradar os torcedores. Uma das iniciativas que tiveram bom retorno do público no estádio foi mostrar, em tempo real, dados estatísticos da partida, como a velocidade do chute ao gol.

Para criar plataformas específicas que agradem aos diferentes times do CFG, as empresas criaram um grupo de trabalho, integrado por seis profissionais. 

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