Um estudo feito na Europa teve repercussão drástica no Brasil: segundo o levantamento, o retorno das marcas com o público nas corridas de turismo no Velho Continente é maior do que nas fórmulas. A constatação foi a base para uma mudança drástica no país sul-americano. A partir de um conceito de evento, as empresas organizadoras SRO Latin America e Auto + decidiram reformular a estrutura das competições de carros de turismo. A grande aposta do novo modelo não é a corrida em si, mas tudo que a cerca. Para isso, as empresas reuniram em um só evento três das principais categorias de turismo do Brasil (GT3, Copa Clio e Troféu Maserati). Todas elas dividem o mesmo calendário e preenchem agendas de fins de semana de automobilismo. Além das três provas, a organização investiu na criação de opções de lazer ao público que frequenta os autódromos. Nas arquibancadas, que têm custo de R$ 20 por ingresso, as pessoas encontram espaço exclusivo para crianças, exposição de miniaturas de carros, exposição de carros e motos antigos, demonstração de aeromodelos, show com uma banda de rock e diversas opções de alimentação. O número de atividades é ainda maior nos camarotes, cujo preço chega até a R$ 350. ?Essa estrutura foi pensada para a primeira etapa [a abertura do campeonato aconteceu no último domingo, dia 26 de abril], mas deve crescer ao longo do ano. Nossa ideia é fazer um verdadeiro parque de diversões no autódromo. Queremos que as pessoas que antes vinham às corridas só por causa dos carros tenham mais um motivo?, revelou Thales Figueiredo, diretor de marketing da SRO. A criação da estrutura de entretenimento só foi possível porque a cervejaria Itaipava decidiu patrocinar a GT Brasil (nome dado ao evento que reúne as três categorias). A marca já apoiava o Troféu Maserati, mas decidiu ampliar sua atuação no segmento de turismo. ?A aprovação a esse patrocínio foi muito grande, e por isso a Itaipava decidiu abraçar o GT Brasil. Vai ser, como era no Troféu Maserati, uma campanha baseada na ideia do consumo responsável?, contou Juliana Shikama, diretora-executiva da Auto +. O Itaipava GT Brasil também é patrocinado por Petrobras e Pirelli. Os planos de ativação das três empresas durante o ano, aliás, constituem grande parte da aposta das empresas organizadoras para ganhar espaço no mercado. ?Sabemos que eles investirão muito na divulgação do evento. Vamos buscar força de mídia, mas acreditamos nos parceiros. A Petrobras, por exemplo, terá uma grande ação ligada à categoria durante o ano, com divulgação nos postos e promoção com clientes?, relatou Figueiredo. Nesse sentido, a organização do GT Brasil espera se beneficiar da saída da Petrobras da Fórmula 1. ?A crise financeira criou uma canalização natural da verba. Realmente, achamos que isso pode gerar uma mudança de foco para eles?, encerrou o diretor de marketing da SRO.
GT Brasil busca público e renova perfil
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