A realização da Copa do Mundo feminina, no próximo mês, na França, tem sido alvo de um novo tratamento do mercado. Prova disso é que, pela primeira vez, haverá a exaltação de um patrocinador para a seleção brasileira feminina que disputará a competição. O Guaraná Antarctica lançou, na tarde desta quarta-feira (8), a primeira peça publicitária em que apenas jogadoras do time brasileiro são retratadas. E a campanha provoca os demais patrocinadores.
Foto: Divulgação / Guaraná Antarctica
“Neste ano, o Guaraná Antarctica tem a proposta de valorizar tudo o que o Brasil tem de bom, tudo o que é ‘Coisa Nossa’. E uma das coisas boas do país é o futebol feminino. Queremos mostrar para as pessoas todo o potencial dessas meninas, todo o sucesso que elas já alcançaram e tudo o que ainda podem alcançar”, afirmou Daniel Silber, gerente de marketing do Guaraná Antarctica, em nota.
A campanha produzida pela marca tem as atletas Fabi, Andressinha e Cristiane como principais protagonistas. A peça faz uma provocação dizendo que, em 2018, no ano da Copa do Mundo masculina, nenhum rosto feminino foi usado para retratar o futebol brasileiro. Sem citar a competição, patrocinada pela concorrente Coca-Cola, o Guaraná provoca dizendo que as atletas conseguem fazer publicidade e lança o desafio para outras marcas aderirem à seleção feminina.
Além de fazer o apelo aos outros patrocinadores, a empresa também produziu um ensaio fotográfico com o trio de atletas. As fotos, de acordo com a marca, podem ser usadas em setores como material esportivo, cartão de crédito e beleza. O objetivo é fazer com que a venda desses ensaios para outras empresas reverta em dinheiro para ser dividido entre as jogadoras e o projeto “Joga Miga”, uma iniciativa sem fins lucrativos que busca conectar mulheres que querem jogar futebol.
As fotos produzidas serão publicadas no perfil do Guaraná no Instagram e poderão ser compradas pelas marcas, que entrarão em contato direto pela rede social.
“É sempre muito importante quando uma marca abre espaço para o futebol feminino no Brasil. Mesmo com todo o sucesso nos últimos anos, ainda não existe muito espaço para as jogadoras. Com essa iniciativa, esperamos que essa situação mude”, declarou a atacante Cristiane, que defende o São Paulo, em comunicado.
O Mundial feminino deste ano pode ser um divisor de águas. A Globo fará pela primeira vez a transmissão. Além disso, diversas marcas têm realizado ações de ativação do patrocínio ao torneio. Agora, o Guaraná é o primeiro a colocar uma publicidade exclusiva das mulheres. O Itaú chegou a usar o futebol feminino num vídeo institucional sobre a seleção, mas a ênfase maior era dada ao time masculino.