O Guarani fechou patrocínio com as marcas Coca-Cola e Kaiser, ambas distribuídas no Brasil pela Femsa, em acordo válido por cinco anos. O anúncio oficial foi feito no fim da tarde desta quinta-feira, em Campinas, no interior de São Paulo. A expetativa do clube, agora, é se aproximar das empresas para convencê-las a ampliar o negócio e inserir os respectivos logotipos também na camisa alviverde.
Por enquanto, a exemplo do que as empresas fazem em outros times de futebol, o patrocínio se restringe a exposição de marca em determinadas partes do estádio e em backdrops – plano de fundo usado em entrevistas. “A camisa é um segundo passo, uma segunda negociação, que com o tempo teremos abertura para discutir”, afirma Aparecido Donizette, vice-presidente comercial da equipe.
A marca da Coca-Cola também será colocada em placar eletrônico no estádio Brinco de Ouro, no toldo dos bancos de reservas e nos bares do estabelecimento. A da Kaiser, por sua vez, será colocada apenas nos backdrops, junto com a da primeira. E os refrigerantes serão colocados à venda em bares e lanchonetes, no centro de treinamento e em eventos que ocorram nas dependências do time.
“Após o relançamento no ano passado, com o endosso da cervejaria Heineken, pretendemos crescer ainda mais dentro desse território que é proprietário da marca, já que patrocinamos a Copa Santander Libertadores e o maior campeonato de futebol amador do Brasil, a Copa Kaiser”, disse Fernando Silveira, gerente da marca de cervejas.
Na elite do futebol brasileiro, Coca-Cola está presente com acordos similares no G4, grupo composto por Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, e nos dois clubes paranaenses de maior expressão, Atlético-PR e Coritiba. A Ambev, por meio da marca Brahma, é a principal concorrente da empresa nesse nicho do mercado nacional.