Já se foi o tempo no qual o controle da Fórmula 1 era limitado às grandes companhias europeias e norte-americanas.
A temporada 2013 se inicia neste fim de semana com o GP da Austrália e cada vez é possível observar a chegada de mais nomes estranhos ao grid. Não somente pilotos pouco conhecidos chegaram à categoria nesta temporada, mas também foi ampliada a gama de empresas e países que participam da elite do automobilismo.
Investidores mexicanos, venezuelanos, indianos, malaios, russos e até chineses têm marcado presença na F1, e não somente nas pequenas Marussia e Caterham, mas também em equipes tradicionais como Ferrari e Williams.
Veja a seguir uma análise da situação das equipes para a temporada que começa neste fim de semana:
Red Bull
Parceiros: Infinity, Renault, Total, Geox, Pepe Jeans, Rauch, Alpine Stars;
Pilotos: Sebatian Vettel (ALE) e Mark Webber (AUS)
Novidades: Para 2013, a atual tricampeã da categoria não traz grandes mudanças. A Infinity, montadora do grupo Nissan, ampliou sua cota de patrocínio e agora ocupa o tilte sponsor da escuderia. O acordo envolve cerca de US$ 32 milhões por temporada.
Ferrari
Parceiros: Fiat, Santander, TNT, Hublot, Kaspersky, Weichai Power, Shell, UPS, Puma;
Pilotos: Fernando Alonso (ESP) e Felipe Massa (BRA)
Novidades: O recesso foi movimentado nos bastidores da equipe italiana, que assinou novos acordos com alguns de seus patrocinadores: Hublot, Kaspersky Lab e TNT renovaram seus contratos.
Enquanto isso, a escuderia também assegurou seu primeiro parceiro asiático. A empresa chinesa de energia renovável Weichai Power fechou um acordo de US$ 18 milhões anuais e será a nova marca a estampar o carro vermelho da equipe.
Já o Santander, continua como o principal aporte da equipe, sustentado pela presença e o favoritismo de Alonso.
Mercedes
Parceiros: Petronas, Blackberry, MIG Bank, IWC, Isofoton, Puma, Monster, Allianz;
Pilotos: Lewis Hamilton (GBR) e Nico Rosberg (ALE)
Novidades: As coisas mudaram na Mercedes. E não foi só no grid. Além da incorporação de Lewis Hamilton à equipe, o tricampeão mundial Niki Lauda assumiu como novo diretor.
Enquanto a parcerias, a equipe fechou por US$ 12 milhões anuais com a Blackberry, que ocupará uma das cotas principais ao lado da petroleira Petronas, que chega ao seu quarto ano no time.
McLaren
Parceiros: Vodafone, Santander, Hugo Boss, Lucorade, AON, TAG Heuer, Johnnie Walker, Mobil, Sparco;
Pilotos: Jenson Button (GBR) e Sérgio Pérez (MEX)
Novidades: A McLaren é uma das equipes que vive um processo de renovação. Com a saída de Hamilton, chega o mexicano Sérgio Pérez. Outro que está de saída da equipe é a Vodafone, que anunciou nesta semana que deixará a equipe no fim do ano.
Rumores indicam que, conforme o decorrer desta temporada, o próprio Pérez poderá trazer investidores para substituir a Vodafone em 2014, entre eles a Telmex, de Carlos Slim, homem mais rico do mundo.
Neste ano, por primeira vez, a McLaren financiou a compra de seus motores, o que representou um custo de cerca de US$ 15 milhões. O fato se deve à saída gradual da Mercedes, que detém 40% das ações da escuderia, mas decidiu focar seus investimentos na equipe que carrega seu nome.
Williams
Parceiros: PDVSA, Renault, Turismo da Venezuela, Randstad, Wihuri, Kemppi, Hatch, Experian, Oris, Puma;
Pilotos: Pastor Maldonado (VEN) e Valtteri Bottas (FIN)
Novidades: O contexto político pode influenciar o futuro da Williams. Sustentada principal pelos investimentos venezuelanos em apoio a Maldonado, tanto da petroleira PDVSA quanto do Ministério do Turismo, a escuderia passa por um momento de incerteza após a morte de Hugo Chávez.
Para este ano, a equipe traz a Experian como nova patrocinadora. Além disso, expandiu seus acordos com Randstad e Oris.
As finlandesas Kemppi e Wihuri também alçaram o nível de seus contratos com a chegada de seu conterr”neo Bottas para o posto de segundo piloto da escuderia.
Lotus
Parceiros: Rexona, Burn, Renault, Clear/Unilever, Alpine Stars, Microsoft Dynamics, Avanade, Total, Tune Group, Beelen.nl, Safran, CNBC, RH Nigel Frank;
Pilotos: Kimi Raikonen (FIN) e Romain Grosjean (FRA)
Novidades: Neste ano, o carro preto da Lotus vem sustentado por parcerias fechadas nos últimos meses. O energético Burn, a Microsoft Dynamics e a emissora CNBC fecharam novos contratos com a equipe, que também conta, pelo segundo ano, com US$ 15 milhões pagos pela Unilever para promover sua marca de xampus Clear.
Mesmo assim, a escuderia ainda está em busca de um title sponsor. Durante o recesso, a equipe esteve perto de anunciar a emprese de tecnologia Honeywell para o posto, mas até o momento, o negócio não foi selado.
Sauber
Parceiros: Claro/ Telmex, NEC, Oerlikon, OMP, José Cuervo, Interprotection, Certina, Dekra, Emil Frey;
Pilotos: Nico Hulkenberg (ALE) e Esteban Gutiérrez (MEX)
Novidades: Mesmo com a saída de Pérez para a McLaren, a Sauber manteve o patrocínio da Telmex, o que colaborou para a chegada do também mexicano Gutiérrez à equipe.
Outros acordos da escuderia também foram mantidos e renovados. Certina e OMP garantiram sua permanência, enquanto a alemã Dekra confirmou sua chegada, associada a Hulkenberg. A parceria de marketing com o Chelsea FC também é outra que seguirá nesta temporada.
Toro Rosso
Parceiros: Red Bull Mobile, Cepsa, OMP, Nova Chemicals, Falcon Private Bank, Renault, Alpine Stars;
Pilotos: Daniel Ricciardo (AUS) e Jean-Eric Vergne (FRA)
Novidades: A Toro Rosso seguirá cumprindo em 2013 suas tarefas como segunda escuderia da Red Bull.
Mesmo sustentada pela companhia de bebidas energéticas, a equipe renovou com seus outros parceiros: a petroleira espanhola Cepsa, o Falcon Private Bank e a canadense Nova Chemicals.
Force India
Parceiros: Sahara, KingFisher Airlines, Alpine Stars, White & Mackay, Vladivar, Capri Sun, TW Steel, Medion;
Pilotos: Adrian Sutil (ALE) e Paul Di Resta (GBR)
Novidades: Apesar dos constantes rumores de saída, a Force India manteve a Sahara como title sponsor da equipe para este ano, assim como os outros parceiros. Até o momento, a atual situação delicada da empresa indiana não tem se refletido nos investimentos para a escuderia.
Caterham
Parceiros: GE, Renault, Airbus, McGregor, Sparco, Dell/Intel, Safran;
Pilotos: Charles Pic (FRA) e Giedo van der Garde (HOL)
Novidades: Fundado como Lotus em 2010, a atual Caterham, propriedade do malaio Tony Fernandes, teve mudanças para 2013, com a escuderia sendo incorporada nas operações da montadora de mesmo nome.
Segundo informações da imprensa especializada, os cerca de US$ 10 milhões trazidos pelo holandês van der Garde, por meio da grife McGregor, foram determinantes na corrida pela vaga.
Marussia
Parceiros: Qnet, Sparco, LDC, Bifold, Sage ERP X3, BC Liga Stavok;
Pilotos: Max Chilton (GBR) e Jules Bianchi (FRA)
Novidades: O horizonte não é dos melhores para a Marussia, antiga Virgin. A equipe russa com base na Inglaterra é a única que ainda não tem um acordo definitivo com a Formula One Management, empresa que administra a categoria.
Em seu grid para 20132, a equipe fez escolhas muito mais econômicas do que técnicas. O brasileiro Luiz Razia, que havia sido escolhido como um dos pilotos, não depositou a tempo a segunda parcela de seu patrocínio e perdeu sua vaga para o francês Bianchi.