O boato sobre um grande acordo entre Heineken e Fórmula 1 já rondava a imprensa internacional havia algumas semanas. Nesta quinta-feira, o mistério foi encerrado. A cervejaria holandesa apresentou oficialmente a parceria com a principal disputa do automobilismo mundial.
A cervejaria fará sua primeira aparição na Fórmula 1 em setembro, no Grande Prêmio de Monza. A Heineken comprou a principal cota de patrocínio da etapa, que se chamará Gran Premio Heineken D’Italia.
A partir de 2017, o acordo passa a valer de fato, e a marca estará ainda mais presente na competição. Além de Monza, a Heineken terá mais dois naming rights de etapas. A empresa também terá eventos exclusivos com a Fórmula 1 e poderá fazer ativações em todas as corridas do circuito. A marca, no entanto, não será exposta em nenhum carro.
Uma das principais ativações da Heineken será um manifesto, integrado ao conceito global “Open Your World”, com a campanha “se beber, jamais dirija”. A ativação da iniciativa inclui comerciais de televisão, ativações online e relações públicas dentro dos grandes prêmios.
Em nota oficial, o diretor global da Heineken, Gianluca Di Tondo, justificou o investimento da cervejaria. “A Fórmula 1 entrega em três áreas específicas: fortes oportunidades comerciais, expansão de nossa plataforma de consumo responsável e transferência de competências entre a Fórmula 1 e os nossos funcionários”, afirmou.
Segundo o comunicado, 10% do investimento de Heineken Global em mídia tem foco no consumo responsável. E essa bandeira costuma ser exaltada justamente nos patrocínios que a marca realiza, como a Liga dos Campeões, a Copa do Mundo de Rúgbi e os festivais de música ao redor do mundo.
Oficialmente, nem os valores e nem o tempo de contrato foram divulgados. Estima-se que o acordo dure sete anos, com um valor de cerca de US$ 250 milhões, mais de R$ 800 milhões.