Horário prejudica, e seleção tem audiência menor na Copa América

0x0 no placar também não ajudou a empolgar a audiência (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

A seleção brasileira fez, no último sábado, a estreia na Copa América do Centenário. O time nacional tem conseguido altas audiências recentemente, especialmente em jogos oficiais. Mas, com horário pouco amigável, esse não foi o caso da partida.

O time enfrentou o Equador em jogo que teve início às 23 horas. Pelo Globo, que transmitiu a partida com exclusividade na televisão aberta, foram 21 pontos de média em São Paulo, com participação de 41%, e 22 pontos no Rio de Janeiro, com participação de 44%.

Em comparação, em 2015 o time estreou na Copa América contra o Peru, às 18h30 de um domingo. Na época, foram 26 pontos de média em São Paulo e 27 no Rio de Janeiro.

Neste ano, as partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo tiveram altas tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Em ambas as cidades, com o horário das 21h45 em dia de semana, a audiência chegou a ficar acima dos 30 pontos de média.

Por outro lado, para a Globo, a presença da seleção representou um aumento na média do horário de sábado à noite. Precisamente, foram nove pontos a mais em São Paulo e oito no Rio de Janeiro.  

 

Brasileirão

Pelo Campeonato Brasileiro, o jogo transmitido foi Flamengo X Palmeiras, tanto para o Rio quanto para São Paulo. E em ambas as cidades não houve um grande destaque na audiência. Foram 22 pontos entre os paulistas, com participação de 36%, e 24 pontos entre os cariocas, com participação de 43%.

Cada ponto no Ibope equivale a 67.113 domicílios sintonizados em São Paulo e 42.292 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário.  

Sair da versão mobile