Ibope mostra queda de seleção brasileira sem Globo

A seleção brasileira entrou em campo nesta sexta-feira para enfrentar a Argentina, em um amistoso realizado na Austrália. Mas, mesmo com o apelo de um clássico sul-americano, poucos viram a partida. Pelo menos em relação à audiência que o time nacional costuma levantar.

Segundos os números prévios do Ibope, o amistoso marcou apenas 2,3 pontos de média durante a exibição da partida pela Cultura, em São Paulo. Pela TV Brasil, o número foi ainda pior: 0,6 em média.

A Globo, que até o ano passado tinha os direitos de transmissão dos amistosos da seleção, manteve sua programação normal. E, entre as 7 horas e 9 horas da manhã, período em que a partida foi disputada, a emissora carioca garantiu a liderança no Ibope, com 11,3 pontos de média.

Até então, os jogos da seleção mantinham índices altos neste ano. Pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a Globo chegou a marcar 38 pontos em São Paulo com a partida entre Brasil e Paraguai.

A comparação mais justa, no entanto, seria com o amistoso entre Brasil e Japão, disputado em uma terça-feira de 2014, também às 7 horas da manhã. Na época, o time estava em baixa após a Copa do Mundo, mas mesmo assim a Globo marcou 11 pontos de média.

Nesta sexta-feira, o jogo foi transmitido pela internet, mas os números também ficam atrás do que a seleção costuma alcançar. Na Facebook da CBF, foram 2,4 milhões de visualizações no total.

Em uma equivalência entre visualizações de vídeo e telespectadores, o número resultaria em uma audiência de 3,5 pontos em território nacional. O número apresentado pelo Facebook, no entanto, é o total de visitas, não a média ou o pico de audiência. Ou seja, a equivalência real seria consideravelmente inferior.

Em São Paulo, um ponto no Ibope equivale a 70,5 residências. Nacionalmente, são 245 mil lares, o que representa 688 mil telespectadores. 

Sair da versão mobile