A ida do ex-capitão da seleção inglesa Wayne Rooney para o DC United, da Major League Soccer (MLS) na metade do ano foi e ainda é bastante comemorada pelo clube, pelos torcedores e pelo futebol dos EUA de um modo geral. No entanto, ninguém celebra mais a chegada do atacante ao time de Washington do que a Leidos, patrocinadora máster do clube.
De acordo com a empresa especializada em avaliação de patrocínio GumGum, a contratação do astro inglês gerou nada menos do que US$ 4,5 milhões em valor de mídia social à Leidos, empresa americana que atua nos setores de defesa, aviação, tecnologia da informação e pesquisa biomédica. Para se ter uma ideia, antes da chegada de Rooney, esse mesmo valor era de “apenas” US$ 130 mil, ou seja, aumentou cerca de 35 vezes em seis meses.
Ainda segundo o estudo da GumGum, no anúncio da contratação do atacante, no final de junho, já dava para imaginar que seria um sucesso fora de campo. À época, apenas o anúncio gerou mais de 3,7 milhões de engajamentos nas redes sociais, o que significou US$ 1,7 milhão em valor de mídia social instantâneo para a Leidos. De lá para cá, esse número já ultrapassou os 11,4 milhões de engajamentos.
Foto: Reprodução / Site (dcunited.com)
“Wayne Rooney não é apenas um nome. Sua imagem é enorme. E é claro que o fato de que ele vem se saindo tão bem dentro de campo também é importante, do ponto de vista do valor da mídia. Por causa de sua fama e presença nas mídias sociais, quando ele faz algo excitante, isso faz crescer os perfis, a influência e os benefícios ao DC United”, afirmou Jeff Katz, vice-presidente de estratégia e parcerias da GumGum.
Segundo o executivo, o DC United ainda deverá colher muitos frutos do sucesso de Rooney na MLS, entre eles um aumento justificável no valor dos acordos de patrocínios. Isso porque, desde que chegou, o atacante ajudou a tirar o time da parte inferior da tabela da Conferência Leste da liga. Com 12 gols marcados, Rooney levou a equipe à quarta posição, com 10 vitórias nos últimos 17 jogos.
“Essas avaliações ajudam a ressignificar como eles veem seus ativos. Com todo o valor de mídia conquistado, o ativo é ainda mais tremendamente valioso. Há muitas coisas que eles podem fazer agora para aproveitar essa maior exposição e continuar a gerar valor. Os vídeos do DC United, com Wayne Rooney como destaque, sendo compartilhados nas mídias sociais, ajudam a atrair todo tipo de atenção, por exemplo. No futuro distante, quando ele parar, as conquistas já estarão lá e precisarão apenas ser mantidas”, concluiu Katz.