Ídolos, ex-jogadores apostam em ações com torcedor

Dois dos maiores ídolos do futebol brasileiro criaram um método diferente para se manterem próximos dos torcedores. Para além da criação de produtos licenciados, Marcos e Zico fizeram clubes de relacionamento. Mais do que produtos físicos, os ex-atletas têm contato direto com os fãs.

Foto: Divulgação

Em ambos os casos, a aposta foi um clube de cerveja. Além da bebida e de brindes, o torcedor que participa do projeto tem o direito a entrar em promoções e em ações que envolvem diretamente a presença dos jogadores. Marcos, por exemplo, levou clientes do programa para assistir a jogos do Palmeiras em seu sítio particular. O churrasco também foi estratégia usada por Zico em suas vendas.

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O ex-jogador do Flamengo chegou a entregar o primeiro kit de cerveja ao primeiro torcedor que assinou o serviço. A reação do fã, que se emocionou ao conhecer o ídolo, virou vídeo que será divulgado nos próximos dias.

O clube de cerveja do Zico permanece aberto. No caso do de Marcos, foi encerrado recentemente. Foram 12 meses, com 12 eventos diferentes, além das cervejas e dos prêmios. O palmeirense se juntou a torcedores em contextos distintos.

Zico tem apostado cada vez com mais força no fator da experiência. Recentemente, por exemplo, o jogador lançou um foodtruck próprio, com a assinatura do atleta no pão. Ele esteve presente para inaugurar a iniciativa e deverá participar de outras ações do empreendimento, diretamente com os torcedores.

O clube de cerveja, no entanto, representa o passo mais sofisticado e seleto para os torcedores se aproximarem de Zico. “Esse é um projeto especial, pelo diferencial ser essa experiência com o ídolo. Por isso, ele tem um número limitado de assinaturas. Se fosse muita gente, não poderíamos dar essa atenção diferenciada”, comentou Talita Chalhub, sócia-diretora da TSC Marketing & Licenciamento, em conversa com a Máquina do Esporte.

A agência tem sido a responsável por gerenciar a marca do ídolo flamenguista na criação de diversos produtos licenciados, seja com o Flamengo, seja em projetos solos, que aproveitam também a baixa rejeição que Zico tem com torcedores rivais.

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A estrutura profissionalizada também tem acompanhado Marcos na trajetória para se manter vivo não só na memória dos torcedores mas também comercialmente. Em maio deste ano, o ex-goleiro palmeirense lançou até linha de carne, um segundo passo da ideia da cerveja. Mas o fundamental é a presença do torcedor.

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