IMG e SUM acertam com FOX 1º contrato como agências oficiais de Copa América do Centenário

Logo da Copa América do Centenário, que será em junho, nos EUA

As agências IMG e SUM (Soccer United Marketing) acertaram com a FOX Sports dos Estados Unidos o primeiro contrato de direitos de TV da Copa América do Centenário desde que foram anunciadas pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) as agências oficiais do evento.

IMG e SUM substituíram a Datisa, joint-venture formada pela união de Traffic, Full Play e Torneos, cujo contrato foi rescindido em outubro por conta dos escândalos de corrupção que abalaram o futebol na América. A SUM, uma das novas agências parceiras da Conmebol no torneio, é o braço comercial da MLS (Major League Soccer), principal liga de clubes dos Estados Unidos.

As duas agências trabalham em conjunto com a ESP Properties e a CSM Sports, ambas integrantes da gigante WPP, já que o contrato com a Conmebol implica a negociação de direitos de TV e contratos de patrocínio para o campeonato.

A FOX Sports, que assegurou os direitos de transmissão da Copa América do Centenário para os Estados Unidos, não divulgou os valores financeiros do acordo. Segundo a agência Bloomberg, o montante do negócio foi de US$ 15 milhões (R$ 61,26 milhões).

A competição, que celebra os cem anos da Copa América, o mais antigo torneio entre seleções no mundo, terá a participação de dez países da Conmebol, além de seis convidados da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e do Caribe). É a primeira vez que o evento será disputado fora da América do Sul.

O contrato com a FOX inclui os direitos de transmissão para todo tipo de plataforma, tanto TV como dispositivos móveis. O grupo irá mostrar as 32 partidas ao vivo através de três canais que opera no mercado norte-americano (Fox, FS1 e FS2). Além disso, haverá programas especiais sobre o torneio na grade das emissoras.

“Estamos muito felizes de acrescentar a Copa América do Centenário à nossa cada vez maior lista de eventos de classe mundial do futebol”, afirmou David Nathanson, responsável por operações e negócios da Fox Sports.

Nos Estados Unidos, a emissora já possui os direitos da Copa das Confederações, da Copa do Mundo de 2018, do Mundial feminino de 2019, além de Liga dos Campeões, Bundesliga e MLS (Major League Soccer, a principal liga de futebol do país). 

Sair da versão mobile