IMG pode trazer ATP 500 para o Brasil

A agência de marketing esportivo americana IMG negocia para realizar uma etapa do ATP 500, torneio que tem a terceira ordem de import”ncia dentro do circuito mundial do tênis, para o Brasil. A agência comprou a data em que é realizado, simultaneamente, o ATP 500 e o WTA de Memphis (EUA) e, agora, planeja fazer com que a competição seja disputada em solo brasileiro a partir do ano que vem.

Pelas normas da ATP, a associação de tenistas profissionais, a mudança de local do torneio precisa passar pela aprovação de um conselho da entidade. Isso é o que separa, atualmente, a migração do torneio para o Brasil. Neste ano, o torneio de Memphis foi realizado entre 18 e 24 de fevereiro, período imediatamente seguinte ao Brasil Open, atualmente maior evento do tênis no país e que é de categoria 250, a quarta na ordem de import”ncia do circuito profissional.

A mudança de data, segundo apurou a reportagem da Máquina do Esporte, sofre resistência exatamente dos organizadores da chamada “Gira Sul-Americana”. O temor é que, com o torneio acontecendo em fevereiro no Brasil, a série de competições que acontecem na região fique em segundo plano, perdendo atletas e patrocínio. Por conta disso, a ATP ainda não definiu a alteração, que só deve ser anunciada na divulgação do calendário de 2013.

Segundo fontes ligadas ao negócio intenção da IMG é fazer com que a competição seja organizada, no Brasil, pela IMX, empresa nacional que é fruto da sociedade com o bilionário brasileiro Eike Batista. O modelo seria similar ao que acontece ao Brasil Open. A data pertence à agência Octagon, e a Koch Tavares é quem é responsável pela competição no país.

O problema de mudança de local não atinge as mulheres. A WTA, Associação Feminina do Tênis, já aprovou a alteração. A vinda ao Brasil da competição, porém, depende do sucesso da troca na ATP. Se ela ocorrer, o o país pode ter duas etapas do circuito das mulheres em 2013. No mês passado, a Confederação Brasileira de Tênis anunciou que comprou a data que era do Torneio de Marbella (Espanha). A WTA ainda definirá a data e o tipo de piso da competição.

Sair da versão mobile