Indefinição do UFC atrasa planos de patrocinador

Sem data marcada, marca ainda não pode planejar ativação para UFC 147

Sem data marcada, marca ainda não pode planejar ativação para UFC 147

Apesar de já ter anunciado que fará a edição 147 do Ultimate Fighting Championship (UFC) no Rio, os realizadores do maior campeonato de artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês) do planeta ainda não sabem qual será a data do evento. E essa indefinição, entre tantas outras, tem atrasado o planejamento de alguns parceiros comerciais.

O plano inicial era organizar a quarta edição brasileira do UFC em 23 de junho, mas patrocinadores já foram avisados de que essa data dificilmente será cumprida. Como o Rio de Janeiro receberá naquele mês o Rio+20, conferência organizada pela Organização das Nações Unidas (UNU), haverá sobrecarga em hotéis, segurança e logística.

“Em uma empresa como a nossa, que não tem uma verba de marketing, tem que ter criatividade para ativar o patrocínio. Mas nós ainda não sabemos o que iremos fazer porque eles vão mudar a data, por causa do Rio+20”, explica Bony Monteiro, proprietário da Bony Açaí, empresa paraense que já assegurou patrocínio ao UFC 147.

Os produtos da marca são produzidos pela Arbor, da qual Monteiro é sócio, e o MMA recebe investimentos para proporcionar visibilidade aos açaís do empresário. Entre atletas, Vitor Belfort, José Aldo, Wanderlei Silva, entre tantos outros brasileiros de renome, são patrocinados pela marca e costumam levá-la para onde lutam.

A ideia é aproveitar que brasileiros estão em alta nessa modalidade para fazê-los usar produtos com a marca, como bonés nos momentos que antecedem os duelos, para ganhar reconhecimento em todo o país. Em um segundo momento, o mercado dos Estados Unidos, entre outros no exterior, também é um alvo a ser atingido.

“A fruta é paraense, o MMA praticamente começou no Pará, a família Gracie começou a lutar aqui, então há todas essas coincidências divinas que trazem uma grande sinergia para os patrocínios”, acrescenta o proprietário da Bony Açaí. Em função da proporção da empresa, no entanto, Monteiro precisa apostar em ativação para aparecer.

Um dos exemplos de como a marca tem ganhado visibilidade aconteceu no último fim de semana, durante o The Ultimate Fighter (TUF), reality show organizado pelo UFC e transmitido pela Globo. Rodrigo Damm, vencedor de uma das lutas, levou um banho de açaí no programa. Mas planejar algo assim para o UFC 147 requer definições.

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