Indústria automotiva domina comerciais do Super Bowl

A economia dos Estados Unidos pode ainda estar longe de um momento de bonança, mas o Super Bowl de 2012 será uma boa demonstração de recuperação. Totalmente vendida, a decisão da liga profissional de futebol americano (NFL) terá forte presença comercial de empresas do segmento automotivo.

Essa seara foi uma das que mais sofreram com a crise, que teve ápice em 2008. Por conta disso, o faturamento do Super Bowl chegou a recuar 1% no ano seguinte.

No entanto, os números do jogo voltaram às boas nos anos seguintes. E foram acompanhados por uma elevação da audiência – as decisões de 2011 e 2010 são, respectivamente, os dois maiores índices da história da TV dos Estados Unidos.

O Super Bowl de 2012 terá anúncios televisivos de Volskwagen, General Motors, Toyota, Hyundai e Kia. Além disso, os intervalos serão patrocinados por uma série de empresas relacionadas ao segmento automotivo, como a companhia de pneus Bridgestone.

Cada spot de 30 segundos na decisão custou US$ 3,5 milhões para 2012. O valor é o mais alto da televisão norte-americana, e as últimas cotas foram vendidas em novembro do ano passado – o Super Bowl será no dia 5 de fevereiro, em Indianapolis.

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