Um prédio no centro de Johanesburgo foi personagem fundamental da Copa do Mundo de 2010. A edificação foi escolhida pela Nike para funcionar como um painel da marca, que não é patrocinadora oficial da competição. No último domingo, depois de a Espanha ter vencido a Holanda por 1 a 0 e ter conquistado o primeiro título mundial de sua história, a construção deu destaque especial a Andres Iniesta, autor do gol.
Iniesta, que é patrocinado pela Nike, apareceu em uma foto grande em toda a fachada do prédio. A imagem foi colocada assim que o jogo acabou e ficou lá durante a noite.
Além do meio-campista do Barcelona e da seleção espanhola, o prédio apresentava a frase “The future has been written” (“O futuro foi escrito”, em tradução livre). A inscrição é uma continuação da atual campanha mundial da Nike, guiada pelo slogan “Write the future” (“Escreva o futuro”).
No vídeo da campanha, atletas lembram de lances em que eles participaram e pensam em como suas vidas mudariam se o resultado dessas jogadas tivesse sido diferente. Curiosamente, quase todos os retratados na película tiveram atuação fraca na Copa do Mundo – a exceção é Ronaldinho Gaúcho, que sequer foi convocado. Só Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney passaram da primeira fase, mas ambos foram eliminados nas oitavas de final.
Durante a Copa do Mundo, a Nike começou a fazer “adaptações” na campanha. A empresa lançou um vídeo mais curto com o mesmo tema, protagonizado pelo brasileiro Robinho, e direcionou sua comunicação na África do Sul de acordo com os resultados da competição.
No último fim de semana, a presença de Iniesta no prédio foi um exemplo claro disso. A construção, desde o início da Copa, exalta os principais destaques do dia entre atletas patrocinados pela Nike.
Enquanto Iniesta era o grande destaque na frente do prédio, a parede lateral manteve o rosto do português Cristiano Ronaldo.