Inter tem prejuízo, mas vê marketing crescer em 2011

O Internacional divulgou nesta semana o balanço patrimonial referente a 2011, e apesar de ter como resultado prejuízo de R$ 23,3 milhões, conseguiu aumentar a participação das fontes de recursos relativas ao departamento de marketing. Os 11% referentes ao desempenho em 2010 foram ampliados para 22% do faturamento.

Um dos principais aumentos foi registrado nos direitos de transmissão, renegociados na última temporada com a Rede Globo. Em 2010, esse indicador esteve em R$ 45,5 milhões, e no último ano ele subiu para R$ 57 milhões. Os patrocínios também saltaram de R$ 11,4 milhões para R$ 24,3 milhões, e os licenciamentos, de R$ 4,8 milhões para R$ 10,7 milhões de um período para o outro.

A despeito desses crescimentos, o Internacional obteve déficit de R$ 23,3 milhões em 2011. Esse número é amenizado no balanço financeiro pelo o que o clube chama de “provisões”, ou seja, valores que não devem ser descontados por ainda estarem em tr”nsito judicial, por exemplo. Mesmo assim, o prejuízo ainda seria de R$ 4,7 milhões.

O aumento da participação do marketing no balanço patrimonial, vale lembrar, não é apenas justificado por maiores receitas com direitos de TV e patrocínios, por exemplo, mas também pela queda do valor arrecadado com a venda de jogadores – em 2010, foram obtidos R$ 30,7 milhões líquidos com essa fonte, enquanto em 2011 esse número caiu para R$ 17,1 milhões, quando já descontadas comissões.

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