A audiência alcançada pela Globo no Rio de Janeiro na semana passada, com o jogo de ida das quartas de final da Libertadores entre Flamengo e Internacional, foi divulgada na Máquina do Esporte como a segunda maior do torneio em 2019. Agora, a manchete está desatualizada. Isso porque o jogo da volta, que garantiu a classificação rubro-negra às semifinais, tomou o posto do jogo de ida.
Com 42 pontos de audiência e 59% de participação dos televisores ligados no horário da partida, o empate por 1 a 1 no Beira-Rio ficou à frente dos 38 pontos com 54% de participação da vitória flamenguista por 2 a 0 no Maracanã. Os dois índices ficam atrás apenas do jogo de volta das oitavas de final entre Flamengo e Emelec, quando o time carioca venceu por 2 a 0 no tempo normal e conseguiu a vaga nas quartas de final apenas nas cobranças de penalidades máximas.
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Em São Paulo, os números também foram bastante satisfatórios, ainda mais pelo fato de não haver um clube paulista envolvido na partida. Com 29 pontos e 43% de participação, o jogo de volta também goleou o jogo de ida, que alcançou 25 pontos com 39% de participação. Em SP, foi a maior audiência de um jogo da Libertadores desde 31 de outubro de 2018, quando o Palmeiras caiu na semifinal ao empatar com o Boca Juniors por 2 a 2.
Esta foi a sexta semana seguida que o público de São Paulo não teve um dos grandes do estado para assistir na tela da Globo na quarta-feira à noite. A última vez foi em 17 de julho, quando o Internacional bateu o Palmeiras nos pênaltis, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Na semana que vem, com o duelo de volta das semifinais da Copa do Brasil entre Internacional e Cruzeiro sendo transmitido para todo o Brasil, São Paulo completará sete semanas sem um time para torcer na emissora carioca no meio de semana.
LEIA MAIS: Fox alcança 3 milhões e “detona” recorde com Palmeiras x Grêmio
Segundo a medição do Ibope, cada ponto de audiência medido equivale a 73.015 residências (ou 200.766 pessoas) na Grande São Paulo. No Rio de Janeiro e região metropolitana, cada ponto é equivalente a 46.175 residências (ou 118.440 telespectadores).