O Internacional está experimentando um sistema que já vinha sendo trabalhado há muitos meses. No próximo domingo (6), quando o clube enfrentar o Fluminense no estádio Beira-Rio, irá inaugurar o “Check In Colorado”, programa no qual sócios com cadeira cativa abrem mão do espaço, para que ele seja comercializado para outros torcedores.
Atualmente, o time possui 106 mil associados, mas “apenas” 44 mil são donos de lugares exclusivos na arena. Esse é o público-alvo da iniciativa, que será incentivado a resignar do direito em troca de pontos no “Paixão Premiada”. Informar que não irá usufruir da cadeira rende 15 pontos para o sócio e 50 pontos para o sócio-proprietário, que podem usar esse bônus para ganhar produtos posteriormente.
O esquema se diferencia do que é feito na Europa. Barcelona e Benfica também montaram sistemas para recompensar filiados que avisam que não irão ao jogo, mas esses times compram o ingresso de volta, envolvendo um valor financeiro.
Agora, a missão do Internacional é familiarizar a iniciativa ao comportamento atual dos torcedores. “Esse é nosso primeiro jogo, e a partir de agora vamos ver a reação e ir pensando nas ações necessárias para aculturar“, explica Norberto Jacques Guimarães, diretor de relacionamento com sócios da equipe colorada.
A expectativa é que a torcida já participe com maior intensidade no fim do primeiro semestre do ano que vem. Para o primeiro jogo, contra o Fluminense, 730 sócios avisaram que não iriam ver o confronto até a noite da última quinta-feira (4).
Além do explícito benefício financeiro com a venda de novos ingressos, o diretor vê no aumento do número de “vozes” uma vantagem desportiva. No fim de outubro, contra o Corinthians, Guimarães estima que poderiam haver quatro mil pessoas a mais no Beira-Rio, e isso representaria maior força perante a equipe paulista, que acabou empatando o jogo nos últimos minutos.