O Internacional colocou à venda 500 cadeiras vermelhas do Beira-Rio. São assentos que foram excluídos da arena devido à reforma que tem sido feita no local com foco na Copa do Mundo de 2014. A medida é um teste do marketing colorado para ver a receptividade dos torcedores com a comercialização de objetos do estádio.
O foco são artefatos que levem aos torcedores a lembrança do lugar. Segundo o gerente de marketing do Internacional, Rafael Saling, o objetivo é se apegar ao carinho do público colorado com a arena. “Vamos pensar em tudo que tiver valor sentimental para a nossa torcida, como é o caso das cadeiras”, afirmou.
Ainda sem divulgar números, o clube afirma que o teste tem sido positivo, com alta receptividade do público. Cada uma das cadeiras é vendida por R$ 98,00. O modelo em questão, vermelho e com o símbolo do clube, foi colocado no estádio em 2006.
Apesar de ainda não divulgar o que mais poderia ser utilizado para comercialização, o Internacional terá margem ampla com as cadeiras. No total, são quase 35 mil modelos que sairão do estádio. Para receber a Copa do Mundo, todo o primeiro anel vem sendo reformulado, para que os lugares cheguem mais próximos ao campo.
No futebol brasileiro, há dois exemplos recentes de estádios reformados que tiveram suas peças comercializadas. O Maracanã já teve pedaços de concreto transformado em brindes, que futuramente deverão ser vendidos para os torcedores.
Outro caso recente foi no Palmeiras, mas dessa vez o clube não lucrou com a situação. As cadeiras do antigo Palestra Itália foram jogadas fora e terminaram em um depósito de sucata. Um comerciante que trabalha com reciclagem comprou o entulho e chegou a vender a unidade do assento palmeirense por R$ 200,00.
O próprio Internacional já havia feito algo semelhante. No centenário do clube, pedaços do estádio do Eucaliptos, o primeiro do time gaúcho, foram distribuídos aos torcedores presentes no jantar que marcava a data de aniversário colorado.