Nem bem encerrou-se a temporada do futebol americano e as projeções sobre o Super Bowl 50, que definirá o campeão de 2016 da modalidade, começam a ser feitas. A CBS, emissora que detém os direitos de exibição do jogo decisivo da NFL no ano que vem projeta o recorde de US$ 5 milhões para cobrar do anunciante por 30s de intervalo comercial.
O valor é baseado em dois fatores. O primeiro é a efeméride. O Super Bowl, em 2016, chegará à 50ª edição, o que com certeza aumentará o apetite promocional da NFL, o interesse do público e consequentemente, das marcas. O segundo é o mercado americano em franca recuperação após a grave crise dos últimos anos.
“O mercado publicitário tem sido desafiador nos últimos anos, mas a NFL tem tido um desempenho melhor do que outros programas”, disse John Bogusz, vice-presidente comercial da CBS, em entrevista ao “Sports Business Journal”.
Segundo o executivo, algumas conversas já foram iniciadas em Phoenix, durante a realização do Super Bowl 49, no último final de semana. O evento, que foi transmitido pela NBC, gerou a comercialização de 70 espaços de 30s na programação.
De acordo com Bogusz, um fator que ajudará a CBS a vender mais pacotes comerciais será a entrega da programação da NFL pela emissora. A CBS comprou, por US$ 300 milhões, os direitos de exibir os jogos da quinta-feira à noite na próxima temporada. Além disso, ela já transmite uma partida aos domingos à tarde. Outro fator que deverá fazer a diferença é que a emissora pretende vender um pacote que envolve, além do Super Bowl, as transmissões do basquete e do futebol americano colegial.
“Teremos mais jogos da NFL, o que nos dá mais força no mercado”, completou o executivo.