Dos 13 aeroportos que o Brasil pretende reformar para receber a Copa do Mundo em 2014, ao menos nove não ficarão prontos a tempo. Essa é a projeção feita pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), órgão ligado ao governo federal.
Os dados foram revelados nesta quarta-feira por Fernando Rodrigues, blogueiro do portal “UOL”. Ele cita levantamento feito pelo Ipea, que classifica como alarmantes os dados aferidos sobre as reformas em aeroportos brasileiros.
O documento do Ipea cita como exemplo o aeroporto de Manaus. De acordo com o cronograma proposto, as obras no aparato deveriam ser concluídas em dezembro de 2013. O atraso e a lentidão, contudo, fazem com que a nova previsão seja 2017.
A lista dos aeroportos com problemas ainda tem Brasília (DF), Campinas (SP), Confins (MG), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Guarulhos (SP), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). Curitiba (PR) não aparece entre os atrasados, mas só ficará pronto a tempo se não houver nenhuma mudança no cronograma da reforma.
Os únicos aeroportos cujas obras devem ser concluídas a tempo são Galeão (RJ) e Recife (PE). Natal (RN) é outro que não figura na lista, mas não tem situação tranquila. O aparato não foi considerado porque sua reforma não tem previsão de conclusão.
“A análise do plano de investimentos para os 13 aeroportos da Copa sugere que as obras foram planejadas com subdimensionamento da demanda futura”, conclui o estudo do Ipea.