Real Madrid terá maior contrato de patrocínio de estádio da história

Fachada do projeto do novo Santiago Bernabeu

O Real Madrid acertou o maior contrato de naming rights de estádio da história. O clube negociou o nome de seu estádio com a companhia de investimentos IPIC (International Petroleum Investment Company) por € 425 milhões (R$ 1,334 bilhão) em 20 anos, o que representa uma média de € 21,25 milhões por temporada.

O valor está abaixo do que foi anunciado que seria pedido pelo presidente do clube, Florentino Perez, que chegou a falar, no início da temporada, em € 500 milhões por 20 anos. Mas, naquela época, não estava acertado o acordo, fechado no último dia 28 de outubro.

A nova arena deve receber o nome de Abu Dhabi Santiago Bernabeu, em referência à cidade sede da companhia investidora dos Emirados Árabes. Outra opção da empresa é dar o nome de Cepsa Santiago Bernabeu, em referência à empresa de petróleo espanhola que faz parte da holding da IPIC.

O estádio será todo reformado, ganhando teto retrátil, hotel e complexo comercial e de lazer. Calcula-se que as obras consumam entre € 400 milhões e € 500 milhões e irão ampliar a capacidade do Santiago Bernabeu para 90 mil torcedores.

Assim como o futebol espanhol, o Real Madrid está cada vez mais dependente do capital asiático, particularmente do Oriente Médio. Além do acordo com a IPIC, que bancará a reforma do estádio praticamente a custo zero, o clube possui patrocínio de camisa da companhia aérea Emirates, que despeja € 30 milhões por temporada. Recentemente, também assinou outro importante acordo com o Banco Nacional de Abu Dhabi. 

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