Israel pede que Adidas cancele aporte a maratona

O confronto entre Israel e Palestina pode influenciar o planejamento de uma empresa de material esportivo. Representantes da oposição no conselho municipal de Jerusalém enviaram pedido oficial à Adidas para que a marca cancele um patrocínio a uma maratona que será realizada na cidade. Tudo porque a prova passará pela parte oriental do município, que é palestina.

A prova está prevista para acontecer em março do próximo ano, e a Adidas é um dos principais patrocinadores do evento. O manifesto enviado à empresa é assinado por três representantes do partido Meretz, que é de esquerda.

A carta pede que a Adidas retire o patrocínio como forma de pressionar a organização a alterar o circuito. Os políticos querem que a corrida seja realizada de acordo com as fronteiras de Jerusalém antes de 1967, ano em que Israel anexou à cidade a porção oriental.

“Até que a espinhosa questão das fronteiras seja regularizada pelas comunidades internacionais, encorajamos vocês fortemente a fazerem parte do nosso pedido”, diz um trecho da carta enviada à Adidas.

Sair da versão mobile