Finalista no processo de seleção da sede dos Jogos Olímpicos de 2020, Istambul terá um impulso extra na reta final da candidatura. O projeto turco anunciou um pacote de aportes, com investimento total de US$ 20 milhões.
O grupo de anunciantes é formado por sete empresas: Turkish Airlines, Koc Holding, Tukcell, Uelker, Dogus Group, Digiturk e Sabanci Holding. As marcas terão cotas similares, e o investimento individual não foi revelado.
“Esses negócios refletem o crescimento notável que a Turquia teve nos últimos cinco anos”, disse Hasan Arat, presidente da candidatura de Istambul.
Além de Istambul, Madri e Tóquio são as cidades que ainda disputam o direito de receber os Jogos Olímpicos de 2020. A sede será definida em setembro, em reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) que será realizada em Buenos Aires.
Uma das apostas de Istambul na disputa é o crescimento econômico recente da Turquia. Mehmet Simsek, ministro da Fazenda local, disse na semana passada que o país se desenvolveu 3% no ano passado, estancando um histórico recente de retração. Além disso, o Banco Mundial tem uma previsão de que a região vai ascender outros 4% em 2013.
“O reflexo desse bom momento econômico é que temos o maior investimento privado da história de qualquer projeto esportivo na Turquia”, completou Arat.