Sem entrar em detalhes, o atual diretor de marketing do Corinthians, Izael Sinem Jr., fez duas críticas diretas às gestões anteriores do clube em uma conversa com jornalistas em um fórum nesta terça-feira (13). Para o dirigente, a antiga diretoria de marketing não soube melhorar o Fiel Torcedor, programa de sócios-torcedores do time, assim como não conseguiu aproveitar o potencial de Zizao, jogador chinês contratado em 2012.
Segundo o dirigente, o atleta chinês não conseguiu abrir o mercado no oriente para o clube porque foi pouco usado pelo Corinthians, o que indicaria falta de diálogo entre marketing e futebol. “O clube não soube aproveitar o Zizao. Não deram nem chance de ele fazer gol”, ponderou Sinem.
A questão surgiu porque o dirigente esteve recentemente na China para fazer parcerias para o clube. Segundo Sinem, trata-se de um grande negócio que tem sido desenvolvido para o Corinthians, mas ele não revelou qualquer detalhe.
Em seguida, Sinem afirmou que o Corinthians voltou ter crescimento no número de sócios-torcedores, justificando que o clube tem trabalhado para se aproximar dos adeptos. “Só de mudar a gestão, o Fiel Torcedor já cresceu”, afirmou.
Para isso, o dirigente citou duas ações. A primeira, mais recente, foi a parceria com a Caixa, patrocinador máster do clube, que fez uma cartão de crédito exclusivo para membros do programa. Foi citada também a criação da República Popular do Corinthians, lançada pela Nike em 2010, ainda com Andrés Sanchez na presidência do clube.
Mudou, mas nem tanto
Sinem confirmou que Luis Paulo Rosenberg, atual vice-presidente e antigo diretor de marketing do clube, voltou de forma efetiva ao dia a dia da equipe. O executivo está no time que busca parceiros para a Arena Corinthians; foi Rosenberg quem fez as negociações iniciais para o estádio sair do papel.
Dessa maneira, o economista volta a trabalhar diretamente com Andrés Sanchez, responsável pelos negócios envolvendo o estádio corintiano. Nos últimos meses, Sanchez traçou críticas públicas ao atual presidente do Corinthians, Mário Gobbi, que fez e faz parte de sua chapa dentro do clube.
Quando saiu do marketing, Rosenberg deixou seu cargo com o vice-presidente da agência F/Nazca Ivan Marques. O executivo deixou o cargo após um ano e meio de trabalho. Em dezembro de 2013, Izael Sinem assumiu o posto.