Após tornar-se a primeira montadora considerada premium (carros de luxo) a entrar para a Fórmula E (disputada por carros de monopostos movidos exclusivamente a energia elétrica) em 2016, a Jaguar Land Rover acaba de criar a Jaguar I-PACE eTROPHY, primeira série de corridas do mundo de veículos de produção elétricos à bateria.
A nova competição dará suporte ao campeonato de Fórmula E da FIA, ocorrendo nos mesmos finais de semana e circuitos, com início no final de 2018. A ideia é oferecer aos pilotos do futuro a chance de mostrar seus talentos, competindo no cenário mundial do automobilismo com emissões zero de poluentes.
“A Jaguar voltou a competir em 2016 com a missão ‘Race to Innovate’. Com o lançamento da Jaguar I-PACE eTROPHY, fortalecemos nosso compromisso com veículos elétricos, com o automobilismo internacional e, especialmente, com a Fórmula E. Como equipe britânica, estamos orgulhosos de anunciar o lançamento do primeiro campeonato de veículos de produção elétricos à bateria do mundo”, afirmou o presidente da Jaguar Racing, Gerd Mäuser.
O novo campeonato servirá também para divulgar o lançamento do Jaguar I-PACE, SUV esportivo com bateria elétrica, que estará nas ruas no mesmo ano. Até 20 carros de corrida elétricos desse modelo estarão no grid central de 10 corridas em cidades importantes como Paris, Roma, Nova York e São Paulo. A divisão de Operações de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover, localizada em Warwickshire, Reino Unido, será a responsável por fabricar os carros de corrida.
“Nós sempre dissemos que queremos provar nossas tecnologias de eletrificação na pista, e esta é a prova. Estou ansioso para ver um grid completo de Jaguar I-PACE no final de 2018, logo após o primeiro chegar às ruas na Europa. Em última análise, esta série inovadora irá melhorar a tecnologia em nossos futuros veículos elétricos e beneficiar nossos clientes”, completou Mäuser.
A notícia da criação da nova categoria segue o anúncio do governo britânico de proibir a venda de carros a gasolina e a diesel a partir de 2040. Além disso, reforça a promessa da Jaguar Land Rover com a eletrificação, já que a montadora britânica divulgou que, a partir de 2020, todos os seus lançamentos serão eletrificados, seja com tecnologia híbrida, seja com bateria.