Ele foi apresentado pelo Real Madrid na última terça-feira, nem entrou em campo pelo novo clube e já quebrou um recorde: o de camisas vendidas. James Rodríguez, 22, pode não se tornar, em termos comerciais, um Cristiano Ronaldo ou um Neymar, mas pode virar, sim, a nova estrela do marketing.
Surpreendeu o número de camisas de James comercializadas em seus primeiros dois dias de Real Madrid: 350 mil unidades, segundo a agência de marketing esportivo Euromericas. Nunca na história da badalada equipe espanhola um atleta havia vendido tanto em apenas 48 horas. Nem Ronaldo Fenômeno. Nem Zidane. Nem Beckham. Nem Figo. E nem Cristiano Ronaldo, embora o português já tenha atingido a marca de 1 milhão de camisas vendidas desde que chegou ao Real, há cinco anos.
A maioria das vendas foi online, sobretudo da Colômbia, terra natal de James, e do mercado asiático, fiel consumidor dos produtos do Real Madrid. Obviamente, as plataformas virtuais alavancaram as mercadorias, mas este não é o único motivo. Poucos chegaram ao time madrilenho com o status de artilheiro da última Copa do Mundo. James foi quem mais marcou no Mundial do Brasil: seis gols em apenas cinco jogos. De quebra, levou a seleção colombiana à inédita fase de quartas de final.
Já foram arrecadados 33,7 milhões de euros com as camisas de James (cada unidade custa 97 euros). Deste total, 30% vão para os cofres do Real Madrid, enquanto os outros 70% ficam com a Adidas, sua fornecedora de material esportivo. O clube merengue, portanto, já embolsou 10,1 milhões de euros. Rapidamente, os espanhóis vão quitando os 80 milhões de euros gastos no meia-atacante ex-Monaco.