Japoneses farão liga de e-Sports só com times profissionais

A companhia japonesa de e-Sports Akatsuki anunciou na semana passada que vai lançar a Liga dos e-Sports Profissionais (LPE, na sigla em inglês). A competição terá um detalhe interessante: só aceitará clubes profissionais entre os participantes.

Embora o anúncio indique que os clubes participantes podem ser de qualquer esporte, os únicos envolvidos atualmente são de futebol. Por enquanto, a lista de interessados possui cinco espanhóis (Barcelona, Betis, Eibar, Huesca, Real Sociedad e Villarreal), um holandês (Ajax), um turco (Galatasaray), um japonês (Tokyo Verdy) e um brasileiro (Santos).

Foto: Reprodução

“O mundo físico nos limita a competir, seja devido a limitações de idade, sexo ou simplesmente capacidade física. Com a chegada do e-Sports, queremos quebrar essa barreira e transformá-la em uma bandeira que representa a todos. Pretendemos trazer luz e transparência para um setor que movimenta milhões de jovens que enxergam nesse novo modo de competição uma oportunidade de demonstrar suas habilidades e talentos ao redor do mundo. Pretendemos ser um ponto de convergência entre os dois mundos, alcançando diferentes gerações e unindo os seguidores dos esportes convencionais com os de e-Sports”, afirmou Xavier Cortés, CEO da LPE.

De acordo com a Akatsuki, os clubes serão incentivados a interagir com suas comunidades locais por meio de programas para jovens, além de aproximar as instituições de suas bases de fãs.

Em 2019, a primeira competição dará um prêmio de 500 mil euros ao time vencedor. O jogo que será disputado na nova liga e o formato, no entanto, ainda não estão definidos. A única confirmação da liga até agora é de que o jogo não será violento.

Vale lembrar que o conceito de vincular equipes de e-Sports diretamente a clubes esportivos tradicionais tem crescido. O maior exemplo é a NBA 2K League, que conecta franquias que disputam a NBA a equipes dos esportes eletrônicos.

Sair da versão mobile